Espaços Verdes 22/05/2018

Projeto “Lisboa a Compostar” lançado em Alvalade

Alvalade foi a freguesia escolhida para o arranque do “Lisboa a Compostar”, um projeto de incentivo à compostagem doméstica, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. No dia 21 de maio, o Centro Cívico Edmundo Pedro recebeu a primeira ação de formação do projeto, durante a qual os inscritos receberam um compostor doméstico e aprenderam a utilizá-lo.

“É um marco muito importante na área da gestão de resíduos. Vocês vão ser os primeiros”, começou por dizer o Diretor Municipal de Higiene Urbana da Câmara de Lisboa, Vítor Vieira. A escolha de Alvalade para esta primeira ação de formação tem uma explicação: esta foi a freguesia de Lisboa em que mais pessoas se candidataram a receber um compostor, tendo-se registado até ao momento mais de 120 inscrições neste território.

“Até 2023 está previsto que se faça a separação de tudo o que é resíduo orgânico. Vamos ter que reinventar, que readaptar, e esta é uma medida muito importante”, afirmou Vítor Vieira, declarando-se confiante no “sucesso da compostagem”.

O projeto agora lançado prevê a distribuição de quatro mil compostores a moradores de Lisboa que tenham um logradouro, quintal ou jardim. A candidatura pode ser realizada através do endereço www.lisboaacompostar.cm-lisboa.pt  e pressupõe a frequência de uma ação de formação como aquela que se realizou esta segunda-feira.

“Vamos, nas nossas casas, imitar o que se passa todos os dias na natureza”, resumiu a formadora Catarina Rebelo, passando depois a explicar como montar o compostor, onde o colocar e como o utilizar no dia a dia.

Todos os participantes nestes projeto recebem um Guia de Compostagem e têm ao seu dispor um endereço de e-mail e um número de telefone que podem utilizar para esclarecer dúvidas.

O projeto “Lisboa a Compostar” enquadra-se no âmbito do Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Cidade de Lisboa e do Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperating For Circular Economy, financiado pelo Programa HORIZON 2020, em parceria com a Valorsul.