Junta de Freguesia 03/05/2018

Presidente da Junta de Freguesia promete “continuidade reforçada” e elenca prioridades

O Centro Cívico Edmundo Pedro acolheu, no dia 2 de maio, a cerimónia pública de apresentação do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges. Na ocasião, o presidente sublinhou que o mandato que agora inicia “não começa neste momento, com uma nova equipa e um novo programa”, desenvolvendo-se sim “no âmbito de uma continuidade reforçada”.

“Alvalade permanecerá um exemplo no quadro da boa governação do que é público, seja pelo rigor financeiro, seja pela correta e justa utilização dos meios disponíveis”, garantiu José António Borges, notando que será o programa sufragado nas eleições de 2017 a nortear a ação do executivo.

A manutenção da certificação de qualidade atribuída ao Serviço de Higiene Urbana e o reforço das “ações que promovam comportamentos promotores da limpeza no espaço público” serão algumas das prioridades da autarquia, em nome de “uma freguesia limpa, cuidada e acessível”. A junta irá também apostar na “continuação da revitalização das zonas verdes”, nomeadamente nos bairros das Caixas, das Estacas e de São Miguel, e nas Avenidas do Brasil e dos Estados Unidos da América.

A criação de parques caninos e a “revitalização” do Parque José Gomes Ferreira são outros dos projetos a concretizar. José António Borges destacou também a importância de se requalificar as zonas pedonais, com “soluções confortáveis e acessíveis, que não deixem ninguém para trás”.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade prometeu ainda acompanhar “o aprofundamento de soluções públicas de transporte na freguesia”, como a carreira de bairro da Carris e a rede de bicicletas partilhadas.

“Não ignoramos que um dos maiores problemas da freguesia se prende com o estacionamento”, afirmou José António Borges aos presentes, notando que tal se deve a “dois felizes acontecimentos”: “por um lado o aumento da população residente em Alvalade e por outro a melhoria económica do país”. O autarca recordou que no mandato anterior foram criados “mais de 700 novos lugares de estacionamento” e adiantou que até 2020 se pretende “aumentar outro tanto”.

O presidente colocou os Direitos Sociais, área que irá permanecer sob a sua alçada, como uma área de destaque. A esse nível, revelou, a autarquia vai apostar no desenvolvimento da Comissão Social e na criação de uma loja social da freguesia, objetivo a atingir até ao fim do mandato.

No seu discurso, José António Borges garantiu que o apoio às atividades curriculares nas escolas do 1.º ciclo é para manter e reafirmou a vontade da junta de se afirmar como “um elemento de consolidação das estruturas que fortalecem a freguesia” ao nível desportivo e das coletividades.

Também no plano cultural e no âmbito da economia e inovação, assegurou o presidente, o trabalho desenvolvido até aqui é para continuar. Iniciativas como a Capital da Leitura, os Concertos ao Entardecer, o Arraial de Santo António, o concurso Sabores de Alvalade e o Mercado de Natal têm a sua continuidade assegurada.

“Contem com a minha presença a tempo inteiro, a minha atenção e a minha ambição por Alvalade. Eu contarei com a vossa exigência”, concluiu José António Borges, que deixou ao seu antecessor, André Caldas, um elogio pelo “admirável trabalho” realizado.

Antes, no arranque desta cerimónia, André Caldas fez um balanço do trabalho concretizado desde o final de 2013 e considerou ter chegado o momento de se “olhar para o futuro desta casa com uma liderança refrescada e comprometida com os desafios do futuro”.

“Saio com uma enorme confiança no futuro, na continuidade da equipa, na excelência dos serviços, na coesão da comunidade e na qualidade da liderança do José António Borges”, afirmou André Caldas, antes de entregar ao seu sucessor a chave da cidade que recebeu em 2014 do então presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.

O encerramento da cerimónia coube ao presidente da Assembleia de Freguesia de Alvalade, que comparou esta passagem de testemunho às “provas de estafetas nos campeonatos mundiais de atletismo e nos jogos olímpicos”, que “são sempre das provas mais interessantes de seguir porque traduzem aquilo que é um trabalho coletivo”.

“Aqui estamos perante dois magníficos atletas”, considerou Luís Nazaré, sublinhando a necessidade de se conseguir que “uma dinâmica já estabelecida continue a fluir com a mesma energia, com a mesma vontade, com a mesma determinação, com a mesma qualidade, com a mesma eficácia”.

Esta cerimónia contou com a presença do vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, do presidente da Gebalis, Pedro Pinto, do administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, e de vários eleitos da Junta de Freguesia de Alvalade e da Assembleia da Freguesia. Presentes estiveram também muitos representantes de instituições da freguesia, residentes e trabalhadores da autarquia, entre outros convidados.