Alvalade 29/10/2021

outubro – mês dedicado aos mais velhos, com Ruy de Carvalho

A Junta de Freguesia de Alvalade assinala o mês dedicado pelas Nações Unidas aos Idosos com a iniciativa “outubro – mês dedicado aos mais velhos”, onde reúne a publicação de dois textos sobre a temática. O ator Ruy de Carvalho, de 94 anos, partilha connosco algumas palavras sobre, como o próprio afirma, este mês dedicado “aos cabelos brancos”.

Li isto já não sei onde porque lembrei-me de nós, os idosos, neste mês de Outubro tão dedicado aos cabelos brancos. A vida tem destas coisas. Há sempre alguém que se lembra da sua importância da vida no crescimento da humanidade e se lembre de escrever coisas lindas.

“Porque a vida dá-nos sempre aquilo que estamos a precisar de aprender, de mudar, de refletir ou simplesmente de observar. Se nos dá desafios talvez considere que está na altura de nos conhecermos através deles, e porque temos em nós a coragem que precisamos para nos desafiarmos, e para os resolvermos. Se nos dá descanso é porque acredita que precisamos de acalmar o tal guerreiro que trazemos no coração. Se nos dá relações tóxicas talvez seja porque acredita que talvez estamos sintonizados com elas por algum motivo que ainda desconhecemos. Por outro lado, se nos dá amor é porque o temos semeado e apenas nos retorna aquilo que é nosso. É que a vida não dá nada que não precisemos para crescermos e florescermos. Porque a vida de cada um é um espelho do que temos vibrado em nós. Se nos está a dar limões, é bom que observemos onde plantámos o nosso limoeiro.

Mas se nos dá só limões… que tal fazermos uma limonada?”

Abençoado quem escreveu este maravilhoso texto!

Ruy de Carvalho