Espaço Público 11/03/2021

Obras de requalificação arrancam no Bairro São João de Brito

Uma luta que é de todos e que se consolida agora numa empreitada de requalificação do Bairro São João de Brito, que trará a esta zona de Alvalade todas as infraestruturas, tanto de subsolo – com a substituição integral das redes de saneamento e água – como ainda eletricidade, gás e telecomunicações. O projeto prevê também a reformulação dos arruamentos e passeios, com novos acessos viários e pedonais, e ainda a criação de espaços verdes, com equipamentos de lazer, desporto e recreio infantil.

A intervenção, que teve início no dia 9 de março e tem a duração prevista de dois anos, surge após um processo de legalização das construções existentes, através da determinação do limite de propriedade privada de cada ocupação. Um processo moroso a que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, se comprometeu em 2017 a dar como concluído até ao final do atual mandato. O seu empenho ficou espelhado no momento de lançamento da obra, que aconteceu na passada terça-feira, em pleno Bairro São João de Brito, onde acabou por referir alguns momentos marcantes: “Foi uma alegria quando recebemos o papel que dizia que o Bairro São João de Brito não seria uma zona de expansão do aeroporto. Esse documento foi da maior importância e, a partir daí, passámos a depender só de nós”. Referindo-se depois ao processo de loteamento e ao empenho de toda a equipa da Câmara Municipal de Lisboa afeta a este projeto.

“Agradeço a todos a paciência e confiança que tiveram no que estávamos a fazer. Vamos dar um passo muito importante. A partir de agora vão queixar-se dos incómodos das obras, mas vai ser uma grande alegria ouvir as vossas reclamações”, afirmou dirigindo-se a alguns dos habitantes presentes, que se mantiveram no extenso espaço aberto, para aplaudir e agradecer pessoalmente ao autarca.

Fernando Medina não esqueceu também o empenho da Junta de Freguesia de Alvalade, referindo que para ambos os presidentes que assumiram este mandato o Bairro São João de Brito foi sempre uma prioridade. “Este processo começou com André Caldas e manteve-se com José António Borges, que sempre nos disseram que o Bairro São João de Brito era uma prioridade e mantiveram à tona o tema, o que foi muito importante”, concluiu antes de dirigir-se aos trabalhadores da empresa responsável pela obra, com um ar sorridente e um apelo claro: “não se atrasem! Já esperámos quase 50 anos, agora é para ser rapidinho!”.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, marcou também ele presença no lançamento desta obra, tendo começado por agradecer e deixar rasgados elogios à Associação de Moradores do Bairro São João de Brito, que neste dia e durante todo o processo se fez representar pela presidente Maria de Fátima Agostinho.

“O meu primeiro ato público enquanto presidente de Junta foi a assinatura das primeiras escrituras de alguns moradores aqui do Bairro”, recordou, concluindo com uma mensagem clara de apoio e alento para todos os moradores: “podem continuar a contar com a Junta de Freguesia de Alvalade naquilo que são as vossas lutas e aspirações para este Bairro. Um Bairro que ficará mais bonito e não envergonhará mais ninguém”.

Já Maria de Fátima Agostinho não conteve a emoção, que se fez transparecer através da sua voz embargada, enquanto se dirigia a todos os presentes. “São praticamente 50 anos de lutas, conquistas, avanços e recuos. Ainda hoje a realidade se revela dura e, por isso, o dia de hoje é um dia histórico. Hoje acreditamos porque sabemos existir vontade política”, afirmou confiante de que a luta e resistência de todos os moradores está finalmente a transformar um sonho em realidade.