Espaço Público 10/11/2020

Obra de valorização da mobilidade e do espaço público no Bairro das Estacas concluída

A obra de requalificação dos logradouros do Bairro das Estacas está concluída e veio permitir a valorização do espaço público e promoção da mobilidade pedonal, através de uma intervenção que primou pela requalificação dos espaços verdes e do mobiliário urbano.

O projeto, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e executado pela Junta de Freguesia de Alvalade, respeitou o “desenho original” de Gonçalo Ribeiro Telles, preservando-se elementos distintivos do espaço, como o jogo da macaca existente num dos logradouros e as pedras de calcário. Ainda assim, o projeto executado previu a integração no espaço de um novo parque infantil, que ocupa agora uma área de 400m2, duplicando o espaço anteriormente dedicado aos mais novos.

No plano da mobilidade, destaca-se o surgimento de 30 novos lugares de estacionamento automóvel, 8 para motociclos e 1 bolsa para bicicletas – na lateral do Teatro Maria Matos, na Rua Pedro Ivo e junto ao Mercado Jardim –, o rebaixamento de quatro passadeiras e a implantação de um caminho adequado à mobilidade condicionada.

No total, esta intervenção veio permitir o aumento da permeabilidade do solo em 14 %, através da ampliação dos espaços verdes e da substituição de pavimentos.

No local foram ainda plantadas oito árvores e cerca de 10 mil exemplares arbustivos e herbáceos:

Árvores

3 Freixo ‘Fraxinus angustifólia’