Economia e Inovação 08/07/2021

O melhor prato de Alvalade? É a perdiz do Sem Nome! E o melhor doce? Uma Harmonia de Sabores.

O concurso Sabores de Alvalade, que decorreu entre 24 de maio e 24 de junho, terminou ontem com a cerimónia de entrega de prémios, no Mercado de Alvalade, onde saiu coroado como melhor prato tradicional a Perdiz Estufada à Conde da Guarda, do Restaurante Sem Nome, e como melhor sobremesa o Cheesecake de Doce de Leite com Banana Caramelizada, do Restaurante Harmonia de Sabores.

Nesta 4.ª edição do concurso promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade estiveram a concurso 15 pratos tradicionais e 14 sobremesas, com 22 estabelecimentos a aderirem à iniciativa e a proporem as suas melhores iguarias para prova, tanto de todos os alvaladenses como do júri, que este ano foi composto pela chef Cátia Goarmon, pelo músico, apresentador e freguês Francisco Mendes, pelo presidente do Clube de Rugby São Miguel, Miguel Teixeira, pela presidente da Associação de Comerciantes de Alvalade, Elsa Gentil-Homem, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges. Já o embaixador da iniciativa foi o chef Vítor Sobral.

A cerimónia de entrega de prémios acabou mesmo por ser apresentada por Francisco Mendes que, enquanto júri do concurso, deixou algumas palavras elogiosas e de agradecimento a todos os representantes dos estabelecimentos presentes.

“É sempre muito difícil. Tivemos algumas discussões construtivas e é dificílimo para nós escolher um primeiro. Estão todos de parabéns, não só pela forma como participaram como pelos pratos que apresentaram”, começou por dizer. Francisco Mendes foi ainda o responsável por revelar o 2.º e 3.º classificados do concurso de prato tradicional, que foram atribuídos às Bochechas de Porco Preto Estufadas, da Toca do Raposo, e à Caldeirada à Pescador, do Restaurante O Luís. Já o Restaurante Harmonia de Sabores acabou por sair duplamente premiado, tendo agarrado o prémio de Melhor Sobremesa, eleita pelos nossos seguidores do Facebook, onde decorreu a votação, e ainda uma Menção Honrosa atribuída pelo júri ao Prato Tradicional a concurso – Arroz de Pato.

O primeiro prémio, atribuído ao Restaurante Sem Nome, foi entregue pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, que deixou ainda algumas palavras de agradecimento, elogio e alento a todo o sector da restauração e comerciantes da freguesia.

“Se tudo correr bem não volto a passar um ano sem fazer parte do júri do Sabores de Alvalade. Foi um privilégio muito grande ter pertencido ao júri. Para nós ficavam todos em primeiro lugar e o importante é precisamente isto. Mais do que encontrar aqui o melhor prato de Alvalade, a ideia é uma e é simples: promover o comércio e a restauração de Alvalade. Desde que os lisboetas, com a massificação do turismo, deixaram de procurar as zonas da Baixa da cidade, nós percebemos que Alvalade acabou por capturar todos os que procuram a boa restauração e o comércio de proximidade. Isto deve-se, em parte, às políticas da Junta de Freguesia de Alvalade e ao dinamismo que tentámos implementar em concursos como este. Estão todos de parabéns e estamos todos em primeiro lugar e agradeço-vos muito por terem participado! Agradecer ainda ao comércio local que colaborou nas ofertas dos cabazes aos vencedores dos prémios”, concluiu.

Todos os vencedores receberam cabazes adquiridos no comércio local de Alvalade e a cerimónia terminou ainda com uma mensagem da Chef Cátia Goarmon que, além de deixar rasgados elogios a todos os estabelecimentos concorrentes, garantiu ainda que sempre que agora pensar em jantar ou almoçar fora, vem certamente a Alvalade. Confira no direto do evento partilhado no nosso Facebook:

PRÉMIOS

MELHOR DOCE (com 829 gostos, num total de 2 462)

Cheesecake de Doce de Leite com Banana Caramelizada, Restaurante Harmonia de Sabores (Rua Infante D. Pedro, Lote 4 B)

PRATOS TRADICIONAIS

1º Prémio

– Perdiz Estufada à Conde da Guarda, Restaurante Sem Nome (Rua Marquesa de Alorna, Nº 29 C)

2º Prémio

– Bochechas de Porco Preto Estufadas, Restaurante Toca do Raposo (Rua Reinaldo Ferreira, Nº 2 A, B, C)

3º Prémio

– Caldeirada à Pescador, Restaurante O Luís (Rua José Duro, Nº 29 B)

Menção Honrosa