Espaços Verdes 10/11/2022

Ninhos de lagarta do pinheiro avistados na freguesia. Atenção! Conheça os cuidados a ter.

A lagarta do pinheiro, cientificamente denominada Thaumetopoea pityocampa Schiff, reage à descida da temperatura dando início à construção de ninhos e os primeiros avistamentos na freguesia surgiram nos últimos dias, no Parque José Gomes Ferreira – Quinta do Narigão. A Junta de Freguesia de Alvalade mantém uma monitorização constante dos exemplares de pinheiro e cedro, por razões de saúde pública, efetuando os tratamentos e capturas indicadas para o controlo da praga. Os exemplares arbóreos com ninhos são imediatamente sinalizados e é ativada uma equipa para a sua remoção, estando neste momento a equipa de manutenção de espaços verdes a proceder à remoção mecânica dos ninhos avistados no Parque José Gomes Ferreira-Quinta do Narigão.

Alertamos também para o facto de quaisquer avistamentos de ninhos ou lagartas na área geográfica de Alvalade deverem ser de imediato comunicados à Junta de Freguesia de Alvalade.

Perigo e Tratamento

Esta praga, desfolhador de pinheiros e cedros, tem provocado grandes danos em zona de pinhal e tem surgido igualmente em meio urbano.

A processionária do pinheiro provoca reações alérgicas nos humanos causando urticária, geralmente ardor, comichão e manchas avermelhadas. Pode causar irritações nos olhos e alterações no aparelho respiratório. Em causa de aparecimento de sintomas de alergia muito ligeira a lavagem com água corrente e aplicação de pomada anti-histamínica é suficiente para fazer desaparecer os sintomas.

Em caso de aparecimento de sintomas mais agressivos deverá ser observado no centro de saúde ou Hospital com a referência à possibilidade de se tratar de reação alérgica devido à lagarta do pinheiro.

As roupas expostas ao pelo da lagarta deverão ser lavadas a temperatura maior ou igual 60ºC e os sapatos limpos com cuidado porque a proteína dos pelos urticantes responsável pela alergia – a taumatopoína- só é desnaturada a estas temperaturas.