Cultura 18/07/2018

Mural de homenagem a Nelson Mandela inaugurado em Alvalade

O Dia Internacional Nelson Mandela, que se comemora a 18 de julho, foi assinalado na freguesia de Alvalade, com a inauguração de um mural dedicado ao estadista sul africano, reconhecido internacionalmente pela sua luta em prol da liberdade e da paz.

A inauguração desta obra, da autoria do ilustrador Nuno Saraiva, contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, do vereador João Paulo Saraiva, da Câmara Municipal de Lisboa, e do judoca Nuno Delgado.

Este “belíssimo mural”, que pode ser visto no início da Rua Dr. João Soares, “tem um significado muito particular no espaço que ocupa”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, sublinhando a proximidade de várias escolas e equipamentos universitários.

A expectativa de José António Borges é que esta obra possa “interpelar” todos os que por ele passarem para que “sintam vontade de lutar por aquilo que Nelson Mandela nos ensinou”. Na sua intervenção, o autarca recordou a “luta política e cívica” travada pelo líder sul africano e o combate que travou pelos “valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade”.

Já o ilustrador Nuno Saraiva, que criou esta obra com a colaboração de João Carola, Marcela Duchamp e Carine Demoustier, falou numa “homenagem a Nelson Mandela e a todos os lutadores anti-apartheid do mundo inteiro”. Segundo o ilustrador, o mural agora inaugurado é “um exercício de revolta, de indignação para com alguns gestos de hipocrisia”.

Por sua vez, João Paulo Saraiva sublinhou o “dever” que temos de “preservar e de tornar conhecido” o legado de Nelson Mandela, cuja vida e obra representaram “um importante marco civilizacional”.

“Todos nós temos a responsabilidade de eternizar e de manter viva essa vivência que Mandela nos ofereceu”, afirmou também Nuno Delgado, que terminou a sua intervenção com um enfático “viva Mandela, parabéns Madiba”. Aos presentes, o judoca recordou que em 2011 foi convidado pela Fundação Mandela para apresentar o seu programa “Formar Campeões para a Vida” e lembrou o homenageado como alguém com “espírito de campeão”.

Este mural, com mais de 20 metros de altura, pode ser visto na Rua Dr. João Soares, junto à esquina com o Campo Grande. “A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo”, lê-se na obra.