Educação 05/06/2022

Madalena Gonçalves e Manuel Januário tomam posse na Assembleia Municipal das Crianças

Madalena Gonçalves e Manuel Januário são os dois deputados eleitos pela Freguesia de Alvalade na Assembleia Municipal das Crianças e tomaram posse no passado dia 31 de maio para um mandato de dois anos. Ambos passaram por uma primeira eleição em Assembleia de Freguesia, onde participaram oito crianças de quatro escolas do Agrupamento Rainha Dona Leonor, e na qual a Madalena e o Manuel se destacaram pelas ideias propostas e o à-vontade no discurso. Desta feita, e perante crianças de toda a cidade, não foi diferente!

A primeira intervenção coube a Madalena Gonçalves, da EB Bairro São Miguel, que expôs um conjunto de ideias em representação dos alunos das escolas de 1.º ciclo de Alvalade.

“Estou muito contente por estar aqui a ajudar a tornar Lisboa uma cidade melhor!”, afirmou no início da sua intervenção organizada por áreas temáticas. Sem recurso a auxiliares de memória, Madalena começou pela mobilidade e apelou à colocação de mais rampas e elevadores nas escolas das cidades, nos transportes públicos, nos locais de cultura e em outros edifícios e equipamentos. De seguida, surpreendeu os deputados municipais e a mesa da assembleia com propostas a aplicar a toda a cidade nas áreas da inclusão social e ambiente.

“Nós achamos que os sem abrigo deviam ter habitações temporárias para que possam fazer a sua higiene e dormir. Depois, deviam existir pessoas a ajudá-los a encontrar um emprego e a sua própria habitação e a gerir essa habitação. Achamos ainda que devia haver mais e melhores espaços verdes para que as pessoas pudessem ter sombra, melhor paisagem, mais espaços de lazer, mais condições de vida e melhores condições do ar”, concluiu.

Já Manuel Januário, num discurso que se assemelhava em tudo aos que ouvimos na Assembleia Municipal “dos adultos”, começou por pedir a atenção dos presentes para um conjunto de proposta que arrancou, logo no primeiro ponto, um aplauso geral.

“Já frequento a nossa escola há alguns anos e quero dizer-vos que a nossa ementa, com certeza à semelhança de outras escolas, se repete num curto espaço de tempo. Assim, proponho que possa haver um aumento da variedade de opções a incluir no menu e, dessa forma, um aumento da sua rotatividade”, começou por dizer.

Manuel Januário destacou ainda a importância do reforço da rede wi-fi nas escolas, de um aumento do número de bebedouros públicos na freguesia de Alvalade e da criação de uma bolsa de voluntários destinada ao acompanhamento de seniores.

“Para podermos levar a cabo atividades mais interativas e para aumentarmos a nossas skills digitais é fundamental que a rede de internet na escola seja melhorada. Queremos ainda propor a criação de uma bolsa de voluntários para acompanhar, visitar, contar uma história ou apenas fazer companhia às pessoas mais idosas, e que vivem sozinhas, e fazer com que fiquem mais felizes e mais alegres”.

Por último, mas não menos importante, Manuel Januário apresentou uma ideia que tinha sido apresentada por Madalena Gonçalves na Assembleia de Freguesia.

“Por último, pedia-vos para avaliarem aumentar as vagas nas escolas de artes para que mais crianças tenham a oportunidade de desenvolver e seguir a sua vocação artística”, concluiu.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, assistiu à apresentação dos deputados que representam agora a Freguesia de Alvalade. Madalena e Manuel ficam agora eleitos por dois anos, tendo a oportunidade de debater e acompanhar a execução das suas propostas.