Cultura 21/03/2022

Junta promove concerto de Dia do Pai com a Orquestra Filarmónica Portuguesa

Foi com “Pompa e Circunstância” que a Aula Magna recebeu no passado sábado o concerto de Dia do Pai, com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade. A Marcha de Edward Elgar foi o presente oferecido pelo maestro Osvaldo Ferreira à plateia, dando início ao espetáculo de uma hora e meia. O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, esteve fisicamente ausente por motivos de saúde, mas presente através de videochamada, juntando-se assim ao restante Executivo e convidados.

Os cerca de 1 000 espetadores presentes assistiram ainda a uma execução exímia de obras de Edvard Grieg, Johannes Brahms e Antonin Dvorak, que nos transportaram através da música clássica para uma tarde de celebração familiar, com muitos jovens e crianças na plateia, acompanhados por familiares e amigos, e ainda cerca de 450 utentes das instituições inscritas na Comissão Social da Freguesia de Alvalade e no projeto Espaço Briosos Alvalade.

Entre os convidados, marcaram ainda presença antigos autarcas da Freguesia e dois dos vogais atualmente eleitos em Assembleia de Freguesia – Manuel Almeida dos Santos e José Leonardo Rodrigues.

A vogal responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais, Paula de Carvalho, fez ainda uma curta intervenção de agradecimento à Orquestra Filarmónica Portuguesa e a todos os presentes, tendo recebido das mãos do maestro Osvaldo Ferreira uma oferta e um agradecimento ao presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

“É bom ver esta plateia tão preenchida, com tantos jovens e crianças”, sublinhou Osvaldo Ferreira.

Alinhamento completo do espetáculo:

𝗘𝗱𝘄𝗮𝗿𝗱 𝗘𝗹𝗴𝗮𝗿 (𝟭𝟴𝟱𝟳-𝟭𝟵𝟯𝟰) – Marcha de Pompa e Circunstância nº 1

𝗘𝗱𝘃𝗮𝗿𝗱 𝗚𝗿𝗶𝗲𝗴 (𝟭𝟴𝟰𝟯-𝟭𝟵𝟬𝟳) – Suite “Peer Gynt” nº 1, Op. 46

𝗝𝗼𝗵𝗮𝗻𝗻𝗲𝘀 𝗕𝗿𝗮𝗵𝗺𝘀 (𝟭𝟴𝟯𝟯-𝟭𝟴𝟵𝟳) – Dança Húngara nº 1

𝗔𝗻𝘁𝗼𝗻𝗶́𝗻 𝗗𝘃𝗼𝗿̌𝗮́𝗸 (𝟭𝟴𝟰𝟭-𝟭𝟵𝟬𝟰) – Sinfonia nº 9 em Mi menor, Op. 95, “Do Novo Mundo”