Espaço Público 06/10/2022

Junta inicia combate à praga da processionária do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade deu início a procedimentos de combate à praga da processionária do pinheiro – Thaumetopoea pityocampa Schiff. Os procedimentos de endoterapia decorrerão entre 6 e 13 de outubro nos seguintes locais:

• Mata de Alvalade – 15 unidades;
  • Rua D. Pedro Cristo – 4 unidades;
  • Rua Prof. Veiga Beirão – 1 unidade;
  • Rua Conde de Arnoso – 1 unidade;
  • Rua Eduardo de Noronha – 2 unidades
  • Escola Bairro S. Miguel – 2 unidades;
  • Escola Teixeira de Pascoais – 5 unidades ;
  • Rua Mem de Sá (passagem pedonal) – 1 unidade;
  • Azinhaga dos Barros (frente ao Bloco C) – 3 unidades
  • Traseiras da Rua Nuno Ferrari – 3 unidades;
  • Av. Prof. Gama Pinto – 3 unidades.

A processionária do pinheiro – Thaumetopoea Pityocampa Schiff – , ou lagarta do pinheiro, é um inseto desfolhador de pinheiros e cedros que tem provocado grandes danos em zonas de pinhal. O seu nome advém do facto de se deslocar em fila e a dimensão dos ataques varia consoante o número de insetos presentes, dependendo das condições climatéricas e dos inimigos naturais, e da qualidade e quantidade de pinheiros disponíveis.

Em ambiente urbano faz-se uma monitorização constante dos exemplares por razões de saúde pública, sendo que são utilizados vários meios para o combate desta praga. Estes tratamentos e procedimentos são feitos por pessoal habilitado.

No âmbito do trabalho de controlo da processionária do pinheiro que a Junta de Freguesia de Alvalade tem vindo a desenvolver foram iniciados os procedimentos de aplicação de tratamentos por microinjeção múltipla em redor do tronco. Este sistema consiste na aplicação nas árvores de um produto que permite um combate rápido à praga, dada a facilidade de aplicação e o aproveitamento de todo o produto pela árvore. O produto é composto por uma solução nutritiva, que aumenta o vigor e a capacidade de defesa do exemplar, e por uma pequena percentagem de uma substância que atua sobre a praga.

A processionária do pinheiro provoca reações alérgicas nos humanos causando urticária, geralmente ardor, comichão e manchas avermelhadas. Pode causar irritações nos olhos e alterações no aparelho respiratório. No caso de aparecimento de sintomas de alergia muito ligeira a lavagem com água corrente e aplicação de pomada anti-histamínica é suficiente para fazer desaparecer os sintomas. Em caso de aparecimento de sintomas mais agressivos deverá ser observado no centro de saúde ou Hospital, com a referência à possibilidade de se tratar de reação alérgica devido à lagarta do pinheiro. Quanto Às roupas expostas ao pelo da lagarta, deverão ser lavadas a temperatura maior ou igual a 60ºC e os sapatos limpos com cuidado porque a proteína dos pelos urticantes responsável pela alergia – a taumatopoína- só é desnaturada a estas temperaturas.

A Junta de Freguesia de Alvalade mantém uma monitorização constantes dos exemplares de pinheiro e cedro, efetuando os tratamentos e capturas indicadas para o controlo da praga. Exemplares com ninhos são imediatamente sinalizados e é ativada uma equipa para a sua remoção. O avistamento de lagartas é prontamente referenciado e é ativada equipa para recolha.

Quaisquer avistamentos de ninhos ou lagartas na área geográfica de Alvalade deverá ser de imediato comunicado à Junta de Freguesia.