Desporto 25/05/2022

Junta e ECCLX promovem aulas de ciclismo nas escolas da freguesia

A Junta de Freguesia de Alvalade e a Escola Clube de Ciclismo de Lisboa – ECCLX iniciaram em abril deste ano um projeto de promoção da prática de ciclismo destinado a todas as crianças do ensino público pré-escolar da freguesia, abrangendo um total de 344 alunos, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.

A iniciativa tem como principal objetivo dotar as crianças de competências ao nível da mobilidade ciclável, essencialmente no que toca à manipulação da bicicleta e indo assim ao encontro da estratégia do Desporto Escolar até 2025, promovendo a mobilidade sustentável.

A transmissão dos conhecimentos é feita sempre de forma lúdica, de modo a assegurar a aquisição de competências de maneira estimulante e divertida.

O projeto proporciona, a cada criança, quatro aulas de 45 minutos por ano letivo, destacando-se as seguintes aprendizagens:

– saber segurar na bicicleta em equilíbrio, utilizando os travões se necessário;

– deslocar-se a pé com a bicicleta em equilíbrio, com as duas mãos no guiador, ou uma no guiador e outra no selim, utilizando os travões se necessário;

– montar e descer da bicicleta, garantindo que o equilíbrio da bicicleta é mantido durante a dinâmica da execução;

– montar na bicicleta e deslocar-se em equilíbrio com os dois pés no chão em simultâneo e, ao executar este movimento, ser capaz de levantar os joelhos e manter o equilíbrio da bicicleta, percorrendo pequenos trajetos.

Escolas abrangidas pelo projeto | EB Santo António, EB Dom Luís da Cunha, EB São João de Brito, EB Bairro São Miguel e EB Teixeira de Pascoais.