Alvalade 07/05/2021

Junta de Freguesia de Alvalade atribui Medalha de Mérito ao Clube Rugby São Miguel

A Junta de Freguesia de Alvalade atribuiu no passado sábado, dia 1 de maio, a Medalha de Mérito da freguesia de Alvalade ao Clube de Rugby São Miguel. Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, frisou o facto de esta ser a primeira atribuição de Medalha de Mérito fundamentando-a e enaltecendo o “trabalho extraordinário do clube em todos os campos”.

“Hoje, enquanto presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, tenho o privilégio e a honra de atribuir a medalha de mérito da freguesia de Alvalade ao Clube de Rugby São Miguel. E a honra e o privilégio são meus porque é o clube que tem feito um trabalho extraordinário em todos os campos. Não apenas no campo desportivo, onde naturalmente é fundamental o trabalho que pratica e a dedicação que tem posto neste espaço do Complexo Desportivo São João de Brito, num protocolo entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Lisboa e o Clube, tem demonstrado de facto, não apenas que podemos confiar no Clube porque é capaz de uma gestão de topo dos espaços que lhe são entregues, mas também porque é capaz de uma ligação institucional com os órgãos autárquicos, com os órgãos sociais da freguesia, envolvendo-se de coração, de corpo e alma, naquilo que é a responsabilidade de todos perante todos. O Clube tem um trabalho social admirável e este último ano de pandemia demonstrou-o de uma maneira exímia”, começou por dizer o autarca, dirigindo-se depois à plateia repleta de jovens atletas, corpos sociais do clube, pais e encarregados de educação, treinadores, coordenadores e funcionários do clube.

“A comunidade de Alvalade está muito muito agradecida ao Clube de Rugby São Miguel. Eu estou a ver ali atrás, sentados, os jovens atletas do Clube de Rugby São Miguel e esta ideia de entregarmos em primeiro lugar ao clube tem muito que ver com esta aposta – que não é uma aposta monetária, é uma aposta de valores do São Miguel – nas gerações mais novas. E na esperança que através deste gesto a Junta de Freguesia deposite naqueles que, como vós, têm a obrigação moral, ética, e têm aqui no São Miguel a escola que vos dá essa formação para poderem ser aqui bons atletas e lá fora melhores cidadãos. Muito obrigado pela vossa dedicação”, concluiu antes de se dirigir ao presidente do Clube de Rugby São Miguel, Miguel Teixeira, que representou o clube e recebeu das mãos de José António Borges a Medalha de Mérito e respetivo diploma.

“Temos naturalmente esta satisfação muito grande de podermos trabalhar institucionalmente com quem, neste caso com o Miguel Teixeira, tem depositado muito daquele que é o seu pouco tempo livre, ou do tempo que arranja para ser livre, ao São Miguel. Já sabemos que o Miguel tem falado com a Associação de Moradores do Bairro São João de Brito, para envolver a comunidade local no seio do Complexo, e isso é muito importante. E é toda esta soma de fatores que torna tão importante e tão significativa esta entrega de medalha”, frisou antes do ato solene e passando de seguida a palavra ao presidente do Clube que, visivelmente emocionado, deixou rasgados elogios a todos os membros do clube e agradeceu publicamente o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade.

“Quero, e acho que posso dizer isto em nome de toda comunidade deste Clube, dos Miguelistas, do São Miguel, agradecer ao Executivo da Junta de Freguesia, agradecer na pessoa do Sr. Presidente, todo o ato de confiança que tem sido depositado no Clube de Rugby São Miguel, uma instituição com meio século de história e que se prepara nesta fase para viver o seu segundo momento e chegar a esse século com a memória, com a glória e sabendo reconhecer as nossas fragilidades, mas também procurar criar novas competências que permitam que este clube continue a ser não apenas um clube de râguebi, mas sobretudo também um clube virado para as pessoas, com preocupações sociais, com responsabilidade, como no primeiro grande momento porque, aqui no São Miguel, todos e todas são bem-vindos”, começou por dizer, passando depois aos agradecimentos finais.

“Quero ter uma palavra também de agradecimento para as mulheres e homens que me acompanham neste projeto, eu sou só apenas mais uma cara. Tenho de agradecer às nossas trinadoras, aos nossos treinadores, às nossas diretoras de equipa, aos nossos diretores de equipa, às nossas dirigentes dos quatro órgãos sociais do clube e aos dirigentes. Bem haja aos nossos eleitos de Alvalade mas sobretudo àquela rapaziada que está ali atrás porque eles são, não o futuro mas o presente das nossas vidas! Muito obrigada e bem hajam”, finalizou o dirigente do Clube, que era de seguida informado pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, de que iriam avançar obras de melhoria das bancadas e ainda a construção de novos campos de treino.

“Tenho ainda a oportunidade de dizer aqui, nesta data feliz, que ontem foi aprovado em Assembleia de Freguesia a delegação de competências, que a Junta assina com a Câmara Municipal de Lisboa, que nos permitirá ainda neste semestre começar as obras de reabilitação da bancada do Complexo desportivo e a construção dos campos no espaço que se encontra à minha esquerda”, concluiu o autarca, entre aplausos de todos os membros do Clube presentes nesta cerimónia.

Consulte aqui a proposta de atribuição de medalha e respetiva fundamentação.