Cultura 27/10/2022

Junta de Freguesia de Alvalade apoia projeto de arte urbana do CHPL

A Junta de Freguesia de Alvalade, em parceria com o El Corte Inglés, apoiou a pintura do mural “Panorama: Selva Urbana”, uma iniciativa do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), que resultou na pintura de um mural com cerca de 20 metros.

A obra, visível junto à saída 4 da 2.ª circular – em direção a Alvalade -, foi imaginada e projetada pelo KICHE, um grupo de artistas residentes dos ateliers de artes da Unidade de Terapia Ocupacional do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, em colaboração com o artista plástico Jorge Charrua. A pintura exibe uma mulher gigante deitada numa atmosfera pós-apocalíptica turquesa e fuschia de prédios e criaturas sobrenaturais. No momento da inauguração, três dias após celebrarmos o Dia Internacional da Saúde Mental (10 de outubro), os artistas revelaram parte da inspiração para o desenho, tendo o mote “selva urbana” levado à representação na obra de “um certo cansaço da vida citadina”.

De acordo com o CHPL, “a expressão plástica e o processo artístico são ferramentas essenciais para uma resposta terapêutica eficaz e acessível às necessidades dos utentes”.

O projeto tem como objetivo alertar para a prevenção da doença mental, para a mudança de mentalidades na comunidade e na opinião pública.