Alvalade 07/03/2022

Junta celebra Dia Internacional da Mulher com a atribuição de três Medalhas da Freguesia

A Junta de Freguesia de Alvalade vai celebrar o Dia Internacional da Mulher com a atribuição da Medalha da Freguesia a três ilustres mulheres. As propostas de atribuição destas medalhas foram aprovadas na passada quinta-feira, em Reunião de Executivo, e contemplam Isabel Barroso Soares e Maria João Quintela, com a Medalha de Honra, e Helena Presas, com a Medalha de Mérito.

Helena Presas é, desde 2016, Diretora Executiva do Centro Social e Paroquial do Campo Grande. Tem 65 anos, há 31 anos que trabalha na Freguesia de Alvalade e há 16 anos que se tornou também uma freguesa de Alvalade. Já Maria João Quintela é natural de Alvalade, é licenciada em Medicina e mestre em Gerontologia, pela Universidade de Ciências Sociais e Políticas de Grenoble. Atualmente é Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e consultora da Direção Geral da Saúde, colaborando ainda com inúmeras entidades públicas. Quanto a Maria Isabel Barroso Lopes Soares, é Diretora do Colégio Moderno, em Alvalade, e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Filha de Mário Soares e Maria Barroso, Isabel Barroso Soares optou por ter uma presença pública discreta, embora tenha estado sempre associada à defesa dos valores da Liberdade, da defesa da democracia plural e participada e de várias outras causas públicas associadas a um grande desígnio e a uma vocação natural: o Ensino. A proposta de atribuição destas três medalhas partiu do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, que destacou ao Conselho da Medalha os serviços prestados ao País e à Freguesia de Alvalade, em particular.

A cerimónia de atribuição destas medalhas realiza-se no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Centro Cívico Edmundo Pedro, pelas 16H00, numa cerimónia aberta à população.

O Conselho da Medalha é atualmente composto por Maria Simonetta Bianchi Aires de Carvalho Luz Afonso, António Carmona Rodrigues e Luísa Vaqueiro Lopes. Recordamos que a Medalha da Freguesia se destina a galardoar personalidades ou entidades de reconhecido mérito, serviços notáveis prestados à Freguesia de Alvalade por pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, e ainda a distinguir qualidades profissionais reveladas no exercício das funções ou contexto dos serviços prestados a esta Autarquia.