Espaço Público 06/06/2018

Junta apresenta propostas para o espaço público da Rua Silva e Albuquerque

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, no dia 5 de junho, uma reunião pública com a população, para dar a conhecer as suas propostas para o reordenamento viário da Rua Silva e Albuquerque (junto ao Parque de Jogos 1.º de Maio) e para a reorganização do estacionamento nesta artéria.

A intervenção projetada pela autarquia visa mitigar os problemas de estacionamento sentidos pelos moradores, nesta que é uma zona com grande pressão a este nível, mas também melhorar as condições de circulação pedonal. A existência de passeios ocupados com automóveis indevidamente estacionados é um cenário com o qual se pretende acabar, a bem da segurança e da mobilidade pedonal de todos os que vivem nesta área e que aqui circulam.

A abertura da reunião coube ao presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, que agradeceu a presença dos moradores e sublinhou a importância dos seus contributos e da sua participação cidadã para os projetos de intervenção no espaço público desenvolvidos pela autarquia.

A apresentação das propostas para a Rua Silva e Albuquerque esteve a cargo do vogal responsável pela Divisão de Espaço Público e Equipamentos, que frisou que a Junta de Freguesia avançou com o desenvolvimento deste projeto por considerar que “tem a incumbência de propor soluções para responder aos problemas que as pessoas sentem no seu dia a dia”. Isto, notou José Ferreira, apesar de a Junta de Freguesia não ter competência direta nesta matéria.

Assim sendo, explicou, a intervenção agora apresentada aos moradores terá que ser desenvolvida ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências com o Município de Lisboa. “Para nós é muito importante. É uma prioridade”, assegurou José Ferreira, reconhecendo que atualmente existe “uma pressão muito significativa no estacionamento” na Rua Silva e Albuquerque.

Assim, o projeto da Junta de Freguesia prevê que os atuais 226 lugares de estacionamento aumentem para 356, o que representa um muito significativo aumento de 130 lugares.

Parte desse aumento far-se-á em frente à entrada no Parque de Jogos 1.º de Maio, graças a uma alteração da ilha existente no centro da rua. Serão também formalizados alguns lugares em locais que são hoje indevidamente utilizados para estacionar, sempre salvaguardando a existência de passeios com as dimensões necessárias para assegurar uma mobilidade universal.

Mas o maior ganho de lugares será conseguido no troço da Rua Silva e Albuquerque entre a Avenida Rio de Janeiro e a curva antes da entrada no Parque de Jogos 1.º de Maio. Para este troço prevê-se a troca de um sentido de circulação por uma linha de estacionamento com 48 lugares. Com esta alteração, a circulação automóvel passará a fazer-se apenas no sentido Avenida de Roma – Avenida Rio de Janeiro, tornando-se proibida a entrada na Rua Silva e Albuquerque pela Avenida Rio de Janeiro.

Nesse troço, será introduzida uma via partilhada da rede ciclável, passando o estacionamento a fazer-se “em espinha invertida” no lado dos edifícios, opção que garante uma maior segurança a automobilistas e ciclistas. Respondendo àquelas que foram as preocupações manifestadas pelos participantes na reunião de dia 5 de junho, ficou decidido que os lugares no lado dos edifícios serão reservados para portadores de dístico de residente.

Os passeios de toda a zona de intervenção, que se pretende que fiquem libertos de automóveis, serão revistos, para garantir que se encontram em condições adequadas.

Esta reunião contou com a presença de cerca de 40 moradores, que colocaram as suas dúvidas sobre as propostas da autarquia e apresentaram vários contributos. Da plateia ouviram-se também intervenções sobre outros assuntos do interesse da comunidade, como a deposição de resíduos e a manutenção de espaços verdes.

Veja aqui a apresentação e a proposta da Junta de Freguesia:

Apresentacão Rua Silva Albuquerque

Proposta de alteração de estacionamento + ciclovia