Cultura 14/05/2018

José Cardoso Pires homenageado, no âmbito da iniciativa Alvalade Capital da Leitura

A segunda edição da iniciativa Alvalade Capital da Leitura terminou no dia 13 de maio. Um dos momentos mais emblemáticos aconteceu no sábado, com a inauguração de um mural de homenagem a José Cardoso Pires, cerimónia que contou com a presença de familiares do escritor e do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

O mural, da autoria do artista português SKRAN, pode ser visto no parque de estacionamento do Mercado de Alvalade. Para o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, esta obra cumpre uma função simbólica. “Os nomes maiores da história e da vida de Portugal, e em particular da literatura portuguesa e da história da literatura portuguesa, têm que ter o merecido destaque, a que o reconhecimento público nos obriga”, defendeu na ocasião José António Borges.

“A fixação da imagem de José Cardoso Pires num espaço que ele conheceu bem, no espaço onde ele morou, no espaço que ele interpelou e que levou para as suas obras literárias não é apenas algo que nós queríamos fazer. É algo que nós devíamos fazer”, acrescentou o presidente da autarquia, que aproveitou para sublinhar a qualidade de mais esta obra de arte urbana.

“Ver-se em mural no bairro onde viveu desde início dos anos 50 seria seguramente motivo de orgulho, porque deixa a sua imagem no caminho da vida da gente, o que lhe prolonga um pouco a existência na cidade”, afirmou por sua vez a viúva de José Cardoso Pires, Maria Edite Pereira. “Com o seu amor às artes visuais, vejo-o perfeitamente a prolongar este entusiasmo às artes urbanas que avassalaram Lisboa nas últimas décadas, com o seu arrojo estético e interventivo”, continuou.

“Este caminho que a Junta de Freguesia de Alvalade encetou, ilustrando os espaços públicos com os seus vultos mais marcantes, é em si mesmo arrojado, colmatando as fendas do pouco amor que faz esquecer aqueles que nos tiram da mediania e da padronização dos costumes”, sustentou Maria Edite Pereira. Em seu nome e em nome da sua filha Rita Cardoso Pires, que se encontrava na assistência, a viúva do escritor deixou palavras de felicitação à autarquia por esta iniciativa.

No dia seguinte, 13 de maio, o Jardim dos Cravos (na Rua Teixeira de Pascoais) foi palco de uma Feira do Livro Infantil, na qual estiveram representadas cerca de uma dezena de editoras. Esta atividade contou também com a presença da Biblioteca Itinerante da Câmara Municipal de Lisboa e dos Contabandistas de Histórias, que encantaram os presentes com as suas histórias.

Com a Feira do Livro chegou ao fim a segunda edição da Capital da Leitura. Durante uma semana, foram várias as atividades organizadas pela Junta de Freguesia de Alvalade e por um vasto conjunto de parceiros. A vida e a obra de José Cardoso Pires, escritor que vivia na freguesia e que mantinha uma ligação muito próxima com este território, estiveram em destaque nessas atividades.

O regresso de Alvalade Capital da Leitura em 2019 está já confirmado, conforme anunciou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges.