Economia e Inovação 04/12/2021

José Amaral Lopes inaugura Mercado de Natal em Alvalade e saúda comerciantes

Os primeiros raios de sol da manhã subiram radiantes a Avenida da Igreja e as primeiras bancas começaram a abrir portas, a expor cuidadosamente os seus produtos, a adicionar decoração e ainda mais brilho a esta artéria da Freguesia de Alvalade. O Mercado de Natal em Alvalade arrancou assim da melhor forma, com o frio característico desta época do ano a complementar um dia convidativo para as primeiras compras de Natal em família.

Esta 7.ª edição do Mercado de Natal em Alvalade prolonga-se até ao próximo dia 12 de dezembro, está em funcionamento todos os dias, entre as 10H00 e as 20H00, e conta com as habituais casinhas de madeira – com ofertas de artesanato, comércio e gastronomia – animação de rua e a tradicional casinha do Pai Natal.

O final deste primeiro dia do evento ficou marcado pela inauguração oficial, que contou a presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, e dos vogais Paulo Doce de Moura e Tomás Gonçalves. A comitiva caminhou pelo Mercado, saudou os comerciantes presentes e aproveitou ainda para provar algumas das iguarias que podemos encontrar. Escoltados pelo Pai Natal e pelos seus duendes, ficaram a conhecer os estabelecimentos presentes neste primeiro turno do evento e ainda cumprimentaram a primeira instituição a marcar presença na casinha número 2 do evento, dedicada a instituições e projetos da freguesia, com a seguinte calendarização:

Dia 3 | Centro Social e Paroquial do Campo Grande
Dia 4 | Refood Alvalade
Dia 5 | Associação Casas de São Vicente de Paulo
Dia 6 | Fundação São João de Deus
Dia 7 | Associação Santa Teresa de Jesus Dignidade e Desenvolvimento
Dia 8 | Instituto Português do Sangue e da Transplantação
De dia 9 a 12 | Espaço Briosos Alvalade

À margem do momento inaugural, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade deixou ainda uma palavra ao comércio local da Freguesia de Alvalade, que veio associar-se a esta 7.ª edição do Mercado de Natal em Alvalade com múltiplas iniciativas paralelas ao evento, estendendo assim o espírito natalício até ao interior dos estabelecimentos comerciais da freguesia.

“Esta iniciativa tem como objetivo principal dinamizar a atividade económica e os comerciantes em geral, mas também a comunidade de Alvalade. É uma atividade que tem sete anos, o novo Executivo herda esta iniciativa, estamos em funções há pouco mais de um mês, mas tentámos desde logo levar por diante aquilo que era possível para concretizar mais este projeto e estamos sempre dispostos – já temos reuniões marcadas com os representantes dos comerciantes – para tentar fazer mais e melhor, que é a nossa obrigação. Mas parece-me que os objetivos estão a ser alcançados, O Mercado dinamiza o comércio, atrai pessoas, e serve a comunidade que mora e trabalha em Alvalade”, afirmou José Amaral Lopes em entrevista à jornalista Filipa Henriques, do programa Portugal em Direto, da RTP1.

Ao longo destes 10 dias, e em alguns casos ultrapassando até a data de fim do evento, o comércio local da freguesia reuniu uma série de iniciativas, direcionadas a famílias, e que vão desde promoções, sorteios de vales de oferta de até 150€, uma festa do pijama com visita do Pai Natal e ainda degustações e provas dos mais variados produtos, ateliers e workshops direcionados a crianças e adultos, campanhas solidárias, rastreios, música, oferta de brindes e muito mais.

Recordamos que o Mercado de Natal em Alvalade é uma iniciativa de apoio e promoção do comércio da freguesia, na qual as empresas sedeadas na freguesia têm um desconto de 50% na taxa de ocupação, e que traz centenas de pessoas até à Avenida da Igreja e ruas adjacentes. Os mais de 40 estabelecimentos selecionados para participarem na edição deste ano transitaram das inscrições recolhidas no ano de 2020, quando o contexto pandémico obrigou a Junta de Freguesia de Alvalade a cancelar o evento. Este ano, o plano de contingência aplicado obrigou a Junta de Freguesia de Alvalade a reduzir o número de estruturas presentes, de forma a libertar espaço para circulação de pessoas.

Consulte aqui os estabelecimentos e marcas que marcam presença neste Mercado de Natal em Alvalade.