Espaço Público 17/05/2017

Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado inaugurado

Alvalade dispõe, desde o dia 16 de maio, de um novo “espaço de lazer” e de “exploração hortícola” que, como sublinhou o presidente da Junta de Freguesia, André Caldas, se pretende que seja “acima de tudo um espaço de comunidade”. Trata-se do Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado.

“Sinto uma enorme honra de ter podido contribuir para marcar de uma forma perene o nome, a memória e o legado de Aquilino Ribeiro Machado num espaço público da nossa freguesia”, afirmou André Caldas. Na sua intervenção na inauguração do espaço, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade lembrou aquele que foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Lisboa democraticamente eleito como “um homem de valores, um democrata, um portador da mais elevada ética republicana”.

Já o filho do homenageado, Aquilino Machado, agradeceu “comovidamente” a distinção concedida, considerando que com ela se “perpetuam simbolicamente na memória da cidade o humanismo e a grandeza ética do exercício cívico” de Aquilino Ribeiro Machado. “E esse”, concluiu o representante da família, “é um gesto belo, indizível e sem preço”.

Este novo jardim e parque hortícola nasceu numa área que até aqui estava integrado no Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). O presidente dessa entidade, Carlos Pina, congratulou-se com a abertura dessa área à comunidade, defendendo que tal “será útil para todos”.

Finalmente, o vereador da Estrutura Verde e da Energia da Câmara Municipal de Lisboa recordou que o espaço em questão “era um baldio”, que agora “é entregue às pessoas”. “Estes 25 mil mvão unir dois bocados da cidade que estavam desunidos: a Alta de Lisboa e Alvalade”, destacou José Sá Fernandes, acrescentando com gosto que “isto é fazer cidade”.

O Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado inclui várias zonas de estadia, uma área com equipamentos de fitness e uma zona de observação de aviões, na qual é possível admirar os aparelhos que se aproximam do Aeroporto Humberto Delgado.

Além disso, este espaço contempla um parque hortícola, cuja maioria dos talhões de cultivo foi entregue através de um concurso público promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade. A cada um dos hortelões presentes na inauguração, a autarquia ofereceu um vaso com sementes, que poderão ser utilizadas nas primeiras plantações.

Num dos 33 talhões de cultivo disponibilizados, vão ser instalados os viveiros da junta de freguesia, que aí fará a sementeira e propagação e arbustos que permitirão colmatar a necessidade de replantações e retanchas nos espaços verdes da freguesia. Está também previsto o desenvolvimento de atividades de educação ambiental no local.

O Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado pode ser visitado entre as 7 e as 21 horas, de março a outubro, e entre as 7 e as 18 horas durante o resto do ano. A entrada faz-se pela Avenida do Brasil, por um portão entre as instalações do LNEC e a Rua das Murtas, ou pela Alta de Lisboa.