Espaço Público 29/03/2021

Intervenção vem aumentar qualidade da fruição do espaço

A Junta de Freguesia de Alvalade vai dar início à requalificação do logradouro junto às ruas Antónia Pusich e João Lúcio e ao limite poente da Escola Básica Santo António,  no Bairro das Caixas.

A primeira proposta apresentada à população para este espaço data de 2019 e desde então a Junta de Freguesia de Alvalade reuniu dezenas de propostas de fregueses e moradores, que culminam agora num projeto que permite criar um espaço funcional, com funções de lazer, estadia e recreio, através da criação de zonas verdes e de estadia, parque infantil, pomares e hortas comunitárias.

Esta intervenção executada pela Junta de Freguesia de Alvalade e financiada pela Câmara Municipal de Lisboa tem a duração prevista de 90 dias e vem aumentar a qualidade da fruição do espaço para todos os utilizadores, com a requalificação dos principais elementos de composição e estruturação, muros de suporte, escadas existentes e outras ações fundamentais para a segurança e bem-estar, mantendo no essencial a morfologia do espaço.

Nas traseiras da Escola Santo António está prevista a recuperação do que foi em tempos um espaço de estadia e recreio, onde será incluído um parque infantil com equipamentos adaptados e naturais. Algo que, com a futura requalificação da escola, virá permitir a abertura de uma ligação pedonal direta para este espaço, valorizando-o.

No espaço mais a jusante, entre a Rua João Lúcio e a Rua António Pusich, vai ser criada uma zona de produção hortícola, que pode vir a ser também ela valorizada através da sua inserção no plano curricular da escola e na dinâmica local de bairro, com zonas de pomar, espaços verdes arbustivos com aromáticas e plantas ornamentais.

Por fim, e de forma a garantir todas as condições e funcionamento do espaço envolvente, será aberta uma ligação pedonal ao logradouro das traseiras da Rua Afonso Lopes Vieira com a Rua Branca Gonta Colaço lado norte, para a Rua João Lúcio, facilitando o acesso dos moradores deste bairro a mais uma bolsa de estacionamento, já existente.

+ 62 exemplares arbóreos

+ 930 exemplares de arbustivas e herbáceas

Nova zona de estadia

Novo parque infantil

Recordamos que a intervenção no Bairro das Caixas foi iniciada em 2016, ano em que a Junta de Freguesia assumiu a manutenção dos espaços verdes dos terrenos sobrantes do bairro. Ainda nesse ano, foram realizadas intervenções de requalificação das envolventes das escolas básicas Santo António e dos Coruchéus.

No ano seguinte, avançou a requalificação dos logradouros traseiros da Rua Afonso Lopes Vieira, nos quais foram criados um parque hortícola, novos caminhos pedonais e áreas ordenadas de estacionamento para moradores, tendo ainda sido recuperados os espaços verdes de enquadramento.

Consulte o Plano Geral