Direitos Sociais 02/06/2022

Freguesia de Alvalade pioneira na implementação de projeto de combate ao isolamento social

A Fundação La Caixa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vão implementar na cidade o programa “Sempre Acompanhados” e selecionaram as Freguesias de Alvalade e Olivais para o arranque do projeto.

O programa da Fundação La Caixa foi apresentado esta quarta-feira, no Centro Cívico Edmundo Pedro, numa sessão que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, e da vogal responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais, Paula de Carvalho. O programa tem como principal missão capacitar os seniores, envolver as comunidades e sensibilizar os cidadãos, facilitando e promovendo relações de bem-estar e apoio, e minimizando as situações de solidão na população idosa.

“Este programa visa dar resposta a necessidades cada vez mais comuns nas capitais europeias e Lisboa é, como sabemos, uma cidade envelhecida. Temos de trabalhar em parceria e a Junta de Freguesia vai estar sempre empenhada e interessada neste tipo de projetos, contando com o apoio das instituições da freguesia”, disse José Amaral Lopes.

O momento de apresentação do projeto foi precedido por uma ação de rua do Projeto Radar, acompanhada por membros da Função La Caixa, que tiveram a oportunidade de colocar aos técnicos algumas questões e entender o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no combate ao isolamento social através deste programa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que conta com a Junta de Freguesia de Alvalade como parceira.

Quanto à implementação do programa “Sempre Acompanhados”, passa essencialmente pelo financiamento de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para desenvolvimento de uma metodologia de intervenção de apoio a seniores em situação de isolamento social. Esta resposta social está ativa em Espanha há 15 anos, em oito cidades, e os resultados apresentados justificam a sua implementação na cidade de Lisboa. Em Alvalade, a entidade selecionada para gerir o arranque do projeto foi o Centro Social e Paroquial do Campo Grande, que conta com a Junta de Freguesia de Alvalade como parceira, destacando-se essencialmente o trabalho de sinalização de potenciais utentes e seleção de respostas adequadas, assim como estabelecer a ponte com outros parceiros para a monitorização e implementação adequada do projeto.