Educação 25/04/2017

Dia 25 de Abril assinalado nas escolas de Alvalade

A Junta de Freguesia de Alvalade assinalou uma vez mais o dia 25 de Abril nas escolas públicas do pré-escolar e do 1.º ciclo no seu território. Este ano foram distribuídas sementes de cravo vermelho, num desafio às crianças e às suas famílias para que também elas possam “semear a liberdade”.

Cada aluno do 4.º ano recebeu ainda um livro alusivo ao 25 de abril. As obras entregues às crianças pela autarquia foram propostas pelas escolas, que optaram por três títulos diferentes: “O rapaz da bicicleta azul”, de Álvaro Magalhães, “O tesouro”, de Manuel António Pina, e “Livro Livre”, de Francisco Bairrão Ruivo, Danuta Wojciechowska e Joana Paz.

Na Escola Básica do Bairro de São Miguel, do Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa sessão com dois dos autores do “Livro Livre”. Nessa sessão, que se realizou na manhã de segunda-feira, o historiador Francisco Bairrão Ruivo e a ilustradora Danuta Wojciechowska conversaram com as crianças sobre a sua obra e sobre a revolução vivida há 43 anos.

Ao longo de cerca de uma hora, falou-se sobre o Estado Novo, a Guerra Colonial, a censura, as primeiras eleições livres, a Constituição e muito, muito mais. Houve ainda tempo para cada aluno começar a preencher o seu “Livro Livre”, dado que esta é uma obra aberta, que convida os leitores a construírem a sua própria história.

No final, os autores da obra não esconderam a sua surpresa com o muito que os alunos sabiam já sobre o 25 de abril e despediram-se com a promessa de regressar num futuro próximo para participar numa exposição com os livros criados pelas crianças.