Cultura 11/05/2022

Crianças e Seniores de Alvalade participam em atividade intergeracional sobre “O Poder dos Museus”

Alunos do Espaço Briosos Alvalade e da Escola Básica dos Coruchéus participaram esta terça-feira, nos Paços de Concelho de Lisboa, numa sessão no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus. Os participantes juntaram-se para debaterem “O Poder dos Museus”, numa atividade intergeracional dinamizada em três grupos de trabalho e de onde saíram ideias para três novos museus para o nosso país e, em particular, para a cidade de Lisboa.

O Museu da Paz, o FUMATROB – Museu do Futuro e o Museu Para a Vida Toda foram os três projetos apresentados pelas duplas selecionadas por cada um dos grupos de trabalho e compostas por um elemento de cada geração. As apresentações foram atentamente seguidas e posteriormente comentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, pelo vereador com o pelouro da Cultura, Diogo Moura, pela presidente da direção do International Council Of Museums – ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge,  e pelo diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, Joaquim Oliveira Caetano. Na sessão pública, transmitida em direto na Facebook da Câmara Municipal de Lisboa, marcaram ainda presença o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, e os diretores do Museu de Lisboa e do Museu Bordalo Pinheiro, Joana Sousa Monteiro e João Alpuim Botelho, respetivamente.

A sessão – organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo ICOM Portugal, em colaboração com a EGEAC, através dos Museus de Lisboa e Museu Bordalo Pinheiro – foi moderada pela jornalista Maria João Costa, que apresentou ainda aos participantes uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Direto da sessão de apresentação de projetos abaixo