Cultura 12/04/2023

Concerto Mozart & Mendelssohn na Igreja do Campo Grande

A Junta de Freguesia de Alvalade convida no próximo dia 15 de abril, pelas 21h00, a assistir ao último Concerto de Páscoa na Igreja Campo Grande.

Um concerto ímpar do Coro de Câmara Lisboa Cantat, com o maestro Jorge Alves, a soprano Ana Sofia Ventura e a pianista Joana Barata.

Este concerto contará com a seguinte programação:

1ª Parte “Missa in honorem SS.mae Trinitatis” – K167, W. A. Mozart

2ª Parte Der 42 Psalm – “Wie der Hirsch schreit” – F. Mendelssohn

O Coro de Câmara Lisboa Cantat

Foi fundado em Janeiro de 2006, como uma das actividades da Associação Musical Lisboa Cantat, e tem desenvolvido importantes actividades no âmbito musical português. O seu repertório é ecléctico, abordando obras desde o período barroco até ao contemporâneo e apresentando-se tanto a cappella como com orquestra (como a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Clássica do Sul) ou acompanhado ao piano (salientando-se a parceria com a pianista Joana Barata). É constituído por 16 cantores e é dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves.

Do seu percurso destacam-se concertos inseridos no Festival “Música em S. Roque”, a participação em numerosas edições dos Dias da Música em Belém, no CCB, e diversas parcerias com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, incluindo a participação nos seus Ateliês de Ópera. A sua discografia abrange gravações em parceria com o Coro Sinfónico Lisboa Cantat dedicadas à divulgação de compositores portugueses, com especial destaque para a obra de Fernando Lopes-Graça.

Com mais de 80 concertos já realizados, tem-se apresentado de norte a sul de Portugal: em Lisboa (Teatro da Trindade e D. Maria II, Igreja de S. Roque, S. Pedro de Alcântara e Sé Patriarcal, CCB e Teatro Thalia); no Porto (Coliseu), Guimarães, Figueira da Foz, Aveiro, Tomar, Caldas da Rainha, Faro, Olhão, Lagos, Espinho, Montijo, Lagoa, Cartaxo, Setúbal e Tavira.

Desde a sua fundação foi dirigido, entre outros, pelos maestros Cesário Costa, Henrique Piloto, Laurent Wagner, Nuno Côrte-Real, Clara Coelho, Marcos Magalhães, Pedro Amaral, Vasco Pearce de Azevedo e pelo seu maestro titular, Jorge Carvalho Alves.

Jorge Carvalho Alves

Fez os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa – Curso Geral de Canto Gregoriano, e posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa – Curso Superior de Direcção. Frequentou diversos cursos de Direcção Coral e Técnica Vocal em Portugal e no estrangeiro, tendo estudado com José Robert, Edgar Saramago, Lazlo Heltay, Fernando Eldoro, Anton de Beer, Erwin List, Luís Madureira e Jill Feldmann.

Iniciou a sua actividade como Director Coral em 1985 com o Coro de Câmara Syntagma Musicum, obtendo o prémio “Novos Valores da Cultura“ em 1988, atribuído pela SEC. Entre os diversos agrupamentos que dirigiu são de destacar: Coro Sinfónico Lisboa Cantat (desde 1986), Coro da Univ. Católica de Lisboa (96/02), Coro da UTL (desde 1998), Coro do T.N. de S. Carlos – (01/04), Coral Luísa Todi (04/07), Coro da Associação Vox Cordis (desde 2004), Coro de Câmara Lisboa Cantat (desde 2006).

Foi membro do Coro Gulbenkian (88/01) e do quarteto vocal masculino Tetvocal (98/08). Leccionou as disciplinas de Coro e Formação Musical no Conservatório Regional da Covilhã e na EPMEV. Orienta regularmente Seminários e Masterclasses de Direcção Coral em Portugal e no Estrangeiro.

Discografia: “Tributo a S.M. o Rei da Tailândia” (Key Records/03) Tetvocal; “Lado A” (Magic Music/04) Tetvocal; “Os Dias Levantados” de António Pinho Vargas (responsável da parte coral, Coro do T.N. de S. Carlos); Missa e Responsórios de Carlos Seixas C.L.C. e Segréis de lisboa (Portugaler/03); Requiem de Eurico Carrapatoso, CSLC (Numérica/07); Compositores Portugueses XX/XXI – vol. 1 Coro Sinfónico Lisboa Cantat e Coro de Câmara Lisboa Cantat (Numérica/07), Vol. 2 (MuRecords/08) e Vol. 3 (Numérica/09) e Fernando Lopes-Graça – Obra Coral a capella – Vol. 1 (Numérica/10) e Vol. 2 (Numérica/12).

Ana Sofia Ventura – Soprano

Concluiu em 2014 a sua licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Luís Madureira. Entre 2015 e 2017, integrou a International Opera Academy em Gante (Bélgica), sob a orientação de Hein Boterberg e Dietrich Henschel. Em janeiro de 2023 estreou, no Teatro Nacional de São Carlos, a ópera o Rouxinol de Sérgio Azevedo com os papeis de Rouxinol e Rouxinol mecânico (direção: João Paulo Santos; encenação: Mário Alves). Interpretou os papeis mozartenos Königin der Nacht (direção e encenação: Jorge Salgueiro), Susanna e Zerlina (direção: Pedro Amaral; encenação: Jorge Vaz). Participou com Cathleen na ópera Riders to the Sea de V. Williams (direcção e encenação: Mário Alves), como Second Woman na ópera Dido and Aeneas de H. Purcell (direção e encenação: Sylvain Muster), com Cephisa em Orpheus de G. P. Telemann (direção: Korneel Bernolet; encenação Guy Joosten). Interpretou também o papel de Tirsi na estreia moderna de La Ninfa del Tago de A. Scarlatti, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direção de Enrico Onofri.

No contexto de oratória cantou The Messiah de G. F. Händel, Messe in h-Moll de J. S. Bach, Lauda per la Navità del Signore de O. Respighi como Anjo, Misatango de M. Palmeri, entre outros. Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Mariella Devia, Bernarda Fink, Nathalie Dessay, Laurent Naouri, José van Dam, Linda Watson, Lieve Jansen, Jill Feldman, Yvonne Minton, Alfredo Abbatti, Wim Henderickx e Alberto Zedda.