Alvalade 07/07/2020

COMUNICADO | ALVALADE EM FÉRIAS 2020

O Alvalade Em Férias Crianças e Jovens 2020 surgiu num contexto completamente novo para a nossa sociedade, onde o nosso dia-a-dia em comunidade exige que cumpramos distanciamento social, uso de máscara e regras de higiene e etiqueta respiratória exigentes.

As crianças e jovens têm habitualmente uma adaptação rápida à mudança, mas são acima de tudo seres de contacto, convivência próxima e com atividades diárias onde habitualmente o distanciamento social é praticamente impossível. Nesta edição do Alvalade Em Férias Crianças e Jovens, a Junta de Freguesia de Alvalade adaptou o regulamento da iniciativa e criou um plano de contingência, de forma a cumprir todas as normas emanadas pela Direção Geral da Saúde e pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Tendo em conta a dificuldade de manter – ao longo de mais de dois meses e em cinco turnos, de duas semanas cada – toda a equipa envolvida segura e livre da doença Covid-19, o uso obrigatório de máscara por monitores, coordenadores e crianças tem sido escrupulosamente cumprido, quando o distanciamento social não é possível.

Quanto aos monitores externos, é-lhes imposto que cumpram exatamente as mesmas regras, mantendo segura toda a equipa e crianças e jovens envolvidos nesta iniciativa. Contudo, esta manhã, durante uma atividade que ontem tinha decorrido cumprindo todas as normas exigidas, fomos surpreendidos por dois monitores que não acataram as regras. A atividade foi imediatamente suspensa por parte da coordenação do Alvalade Em Férias Crianças e Jovens.

A Junta de Freguesia de Alvalade tem priorizado a saúde de todos os envolvidos nesta iniciativa, espelhando essa preocupação no plano de contingência que aqui disponibilizamos e que garantimos cumprir diariamente.