Cultura 19/07/2023

Aula Magna recebe Concerto de Verão no dia 26 de julho

A Junta de Freguesia de Alvalade em parceria com a Cistermúsica convida a assistir ao concerto de verão da Orquestra Acadêmica Filarmónica Portuguesa sob a batuta do maestro Kjell Seimsob no dia 26 de julho pelas 21h30 na Aula Magna. A entrada é livre e a abertura de portas está prevista para as 21h.

• Sinopse
    A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, sob a batuta do maestro Kjell Seim, apresenta um programa que nos traz o Concerto para piano em lá menor, Op. 16 de Edvard Grieg, considerada uma das obras mais populares e icónicas do repertório romântico.
    O concerto será interpretado pela jovem pianista, Yanjun Chen, vencedora da 24.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília. Yanjun nasceu na China, mas vive atualmente na Alemanha, onde estuda com Arie Vardi. Na sua jovem carreira já conta com vários prémios internacionais, nomeadamente “Yamaha Asia Conservatory Scholarship Competition”, “Zhuhai International MozartCompetition for Young Musicians”, “1st American Classical Music Competition”.
    Após o intervalo, a Orquestra Académica transporta-nos para o maravilhoso universo sonoro de Claude Debussy com a sua obra-prima La Mer. Composta em três movimentos, De l’aube à midi sur la mer (Do amanhecer ao meio-dia no mar), Jeux de vagues (Jogos de ondas) e Dialogue du vent et de la mer (Diálogo do vento e do mar), La Mer retrata de forma impressionista as nuances, os movimentos e a grandiosidade do mar.
    A música de Debussy nos envolve em cores sonoras e texturas evocativas, transportando-nos para um cenário marítimo deslumbrante.
  • Programa
    Edvard Grieg (1843–1907)
    Concerto para piano em lá menor, Op. 16
    I. Allegro molto moderato
    II. Adagio
    III. Allegro moderato molto e marcato
    Claude Debussy (1862-1918)
    De l’aube à midi sur la mer (Do amanhecer ao meio-dia
    no mar)
    Claude Debussy
    Jeux de vagues (Jogos de ondas)
    Claude Debussy
    Dialogue du vent et de la mer (Diálogo do vento e do
    mar)
  • Ficha artística
    Kjell Seim, direção musical
    Yanjun Chen, piano

A Junta disponibilizará a todos os séniores (+55) residentes na freguesia de Alvalade , que não tenham alternativa de transporte , o autocarro que seguirá o seguinte percurso:

• Ida:

19h30 – Complexo Desportivo Municipal São João de Brito

19h45 – Paragem em frente ao antigo Centro Comercial Roma, Avenida de Roma

20h00 – Em frente à Caixa Geral de Depósitos, Campo Grande

20h15 – Paragem em frente ao Cinema City, Avenida de Roma

20h30 – Paragem em frente ao Pavilhão Municipal da Freguesia de Alvalade, Rua Tomás da Fonseca

• Volta: Após o fim do concerto, o transporte será realizado no sentido inverso acima indicado.

Para beneficiar do transporte deve inscrever-se nos polos de atendimento da Junta, através do contacto (+351) 218 428 370 ou email geral@jf-alvalade.pt, indicado o nome, número de pessoas e contacto.