Alvalade 31/05/2021

Alvalade Capital da Leitura arranca com atribuição de Medalha de Mérito a Eduardo Pitta

Alvalade Capital da Leitura arrancou esta tarde na Biblioteca Nacional de Portugal com um colóquio sobre poesia, onde esteve em destaque a obra do homenageado desta 5.ª edição, Eduardo Pitta. A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, que surpreendeu ainda o poeta, ficcionista, ensaísta, crítico e freguês de Alvalade, com a Medalha de Mérito da Freguesia.

Eduardo Pitta nasceu em Maputo, no ano de 1949, e viveu em Moçambique até 1975. Poeta, escritor, ensaísta, critico literário, um reconhecido homem das letras. A sua carreira literária começa em 1967. Autor de uma vasta obra de poesia, mas também de contos, romances e ensaios.

A sua poesia está traduzida em diversas línguas, como inglês, francês, castelhano, italiano e hebraico. Encontra-se representado em diversas antologias de poesia portuguesa contemporânea.

“De Sílaba a Sílaba”, primeiro livro de poesia, a “Devastação”, sua mais recente obra que colige contos da sua autoria, publicou também, em 2013, “Um rapaz a arder”, livro de memórias que retrata o período vivido entre 1975 e 2001. Responsável pela edição completa da obra de António Botto e importantes contributos para a fixação e estudo de variados poetas de língua portuguesa.

Crítico literário reconhecido pelos seus pares, publica regularmente na imprensa nacional de referência, colaborando, entre outros, na Revista Colóquio Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2005 que é autor do blogue “Da Literatura”, com textos sobre a atualidade e com pertinência para a sociedade civil.

“Freguês de Alvalade, é uma referência que dá força à identidade artística e intelectual do Bairro. Eduardo Pitta tem sido testemunha deste território que, porque vive, está em permanente mudança. Cidadão atento e participativo, além das suas qualidades humanas e artísticas, levou a freguesia de Alvalade para outros mundos e palcos através da sua voz e da sua escrita. E é este o Bairro eternamente agradecido que quer agora agradecer-lhe coletivamente”, frisou José António Borges antes do momento solene de entrega da respetiva Medalha de Mérito e diploma.

Já Eduardo Pitta, mostrou-se surpreendido com a atribuição, deixando algumas palavras de agradecimento pelo reconhecimento.

“Quando chegamos a uma certa idade as pessoas lembram-se que existimos. É da tradição que assim aconteça, queria agradecer à Junta de Freguesia de Alvalade”, concluiu.

O momento, assim como o colóquio de abertura, que contou com intervenções de António Carlos Cortez, Fernando Pinto do Amaral, Helga Moreira, Joana Matos Frias e Nuno Júdice, foi transmitido em direto na página de Facebook da Junta de Freguesia de Alvalade e encontra-se disponível para visionamento.

Conheça aqui a programação do ciclo literário.