Direitos Sociais 26/12/2022

Lisboa 65 + | Plano de Saúde Gratuito para Lisboetas

Chegou o Lisboa 65+, o Plano de Saúde gratuito da Câmara Municipal de Lisboa feito para Lisboetas que já cá andam há muito tempo e que planeiam andar por muito mais.

O que é?
Iniciativa municipal para facilitar o acesso à saúde e contribuir para a prevenção das doenças através da oferta de um conjunto de serviços de saúde gratuitos.

Programa para todos os munícipes residentes e recenseados em Lisboa com 65 anos ou mais, com uma componente reforçada para os munícipes mais vulneráveis: os beneficiários do complemento solidário para idosos (CSI).

O que inclui?
Teleconsultas de medicina geral e familiar
Assistência Médica ao domicílio em caso de necessidade
Transporte em ambulância sempre que o Médico ao domicílio assim determinar

Reforços para os beneficiários do CSI
Os munícipes beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) terão um programa reforçado, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que inclui:
– Médico Assistente
– Oftalmologia, Optometria e fornecimento de Óculos Graduados
– Materiais de Incontinência Urinária
– Higiene Oral
– Ajudas Técnicas
– Medicina Dentária e Próteses.

Quem pode aderir?
– Munícipes residentes recenseados em Lisboa com 65 anos ou mais

Onde se inscrever?
O registo pode ser efetuado de duas formas: na farmácia ou online

• Nas farmácias aderentes de Lisboa associadas da Associação Nacional das Farmácias  e Associação de Farmácias de Portugal.

1) Que documentos deve apresentar?

– Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade
– Caso seja beneficiário do CSI deve entregar prova documental no momento da inscrição
– A farmácia quando regista o munícipe no Plano Lisboa 65+, valida a idade e o recenseamento em Lisboa através da plataforma do – recenseamento eleitoral.

2) A farmácia que efetua o registo vai recolher os seguintes dados:

Data de nascimento
N.º Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade
Nº. Identificação Fiscal
N.º Utente SNS
N.º Segurança Social
Telefone ou Telemóvel (obrigatório)
Email (facultativo)

3) Recolhe também, quando aplicável, os dados do Representante do Idoso:

Nº Telefone
Email(facultativo)
Tipo de Documento
Documento de Identificação
No final deverá confirmar estes dados, assinando o comprovativo de inscrição, para que possam ser usados no âmbito do Plano Lisboa 65+.

• Online
    O registo carece de autenticação por Cartão de Cidadão (com pin de morada e pin de autenticação).