Espaço Público 28/12/2022

Requalificação do Jardim dos Moradores

O Jardim dos Moradores, Logradouro interior situado na Rua Eugénio de Castro Rodrigues, com uma área com cerca de 1650 m2 e que ao longo do tempo tem sido dinamizado, tal como a designação que assumiu, por um conjunto informal de vizinhos que valorizaram o jardim dando-lhe um uso comunitário.

A intervenção realizada pela Junta de Freguesia de Alvalade e financiada pela Câmara Municipal de Lisboa, teve como objetivo a reformulação do espaço verde com a criação de condições para o desenvolvimento de atividades. Foi criada uma zona com mesas e bancos de madeira, assim com um espaço destinado a crianças com equipamentos infantis. Foram ainda preservados alguns elementos preexistentes, e que marcam a vivência daquele local ao longo dos anos, como um painel de azulejos ou um relógio de sol, assim como mobiliário urbano (bancos, bebedouro para humanos e animais de companhia).

Preservou-se todas a espécies arbóreas existentes e foram criadas pequenas parcelas com o propósito de poderem ser cuidadas pelos moradores interessados, ao abrigo do Regulamento de atribuição de hortas e pequenos jardins, e com isso devolver à comunidade parte daquele espaço.

Foi instalado um sistema de rega seguindo uma política de gestão eficiente do uso da água. Foram também criados pontos de água que permitem a manutenção das parcelas que venham a ser atribuídas.