Cultura 19/11/2021

5.ª edição do Salão Piolho encerra em Alvalade

Dando seguimento ao espírito dos antigos Cinemas Piolho, que se “propagavam” pela capital, por locais tantas vezes improvisados, a Fundação INATEL promove a 5.ª edição do Salão Piolho, saltitando de lugar em lugar, em sete momentos inéditos e tão diferentes entre si. Apresentando géneros cinematográficos e musicais distintos do jazz à eletrónica passando pela música tradicional portuguesa, este ano as sessões passam mais uma vez por novos e emblemáticos locais da cidade de Lisboa.

O Salão Piolho reabre assim as suas “portas” a todos aqueles que adoram o Cinema, a Música e o Património, com a sessão de encerramento do evento a acontecer em Alvalade, em parceria com a Junta de Freguesia e o Alvalade CineClube. O momento, de entrada livre, tem lugar no Centro Cívico Edmundo Pedro no próximo dia 5 de dezembro, pelas 18 horas, e conta com a seguinte programação:

“O Inquilino Sinistro” de Alfred Hitchcock | Com Diogo Vida e João Cunha| M/12
1927 | Reino Unido | 90 min. | Com: Marie Ault, Arthur Chesney

Este é o filme onde Hitchcock mostra, pela primeira vez, o estilo que o tornou um realizador de culto. Preocupada com a notícia da ocorrência de um sétimo assassinato, Daisy Bunting regressa para casa dos pais, onde é constantemente cortejada pelo detetive Joe Betts. A mãe de Daisy alugara recentemente um quarto a um jovem sinistro e misterioso. Pouco tempo depois, Daisy sente-se tremendamente atraída pelo charme do estranho inquilino, provocando os ciúmes de Joe. Suspeitando do estranho jovem, Joe inicia uma busca ao seu quarto, onde encontra uma pistola, recortes de jornais sobre os assassínios e um mapa demonstrando como o local dos crimes se aproxima cada vez mais da residência dos Bunting.

Sobre Diogo Vida

Diogo Vida é um pianista português que tem uma ampla experiência na área do jazz e das músicas afins. Diplomado em piano clássico pelo Conservatório Nacional e licenciado em Jazz-Piano pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, tem vindo cada vez mais a afirmar-se como um dos pianistas incontornáveis do jazz português. Faz música para teatro e cinema e editou cinco discos de música original. A sua curiosidade não tem limites e por isso dedica-se a explorar vários caminhos, com uma finalidade: alcançar, através da imaginação e da musicalidade, uma simples hipótese de transcendência.

Sobre João Cunha

João Cunha é licenciado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto em Percussão e Bateria Jazz e mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro. Tem trabalhado com Drumming, Remix Ensemble, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Anthony & the Johnsons, André Sarbib, Laurent Filipe, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Kiko & the Blues Refugees, Rui Massena, Manuel Linhares, Diogo Vida, Luísa Sobral, Miguel Araújo, entre outros. Participou também em registo fonográfico com alguns dos artistas referenciados. Além de músico desenvolve trabalho de docente, no ensino especializado da Música.

Consulte a programação completa aqui.