Economia e Inovação 15/10/2018

Mercado Jardim apresentado à população, em manhã de festa

Alvalade viveu uma manhã de festa, com a apresentação do Mercado Jardim, no Bairro das Estacas. O novo mercado, que sucede ao Mercado de Levante nascido em 1949, surgiu de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa e foi concretizado pela Junta de Freguesia de Lisboa.

A inauguração aconteceu no dia 13 de outubro e contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia, José António Borges, do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, respetivamente Fernando Medina e Duarte Cordeiro, e da presidente da Associação dos Comerciantes dos Mercados de Lisboa, Luísa Carvalho. Presentes estiveram também muitos fregueses de Alvalade, que não quiseram perder a oportunidade de visitar o novo espaço, aberto ao jardim contíguo e ao bairro.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade lembrou que o Mercado de Levante “é um mercado que aparece com Alvalade”, que funcionou “desde o início da vida do bairro”, e que faz parte da sua “geografia sentimental”.

“Depois de muitos anos de perda de identidade do mercado, de algum desgaste, esta obra vem trazer um novo fôlego”, acrescentou José António Borges, referindo-se ao agora inaugurado Mercado Jardim. Para o autarca, trata-se de um equipamento “excecional”, que “está do ponto de vista arquitetónico muito bem enquadrado”.

José António Borges aproveitou a ocasião para lembrar a vontade da Junta de Freguesia de Alvalade de avançar, conforme projeto já apresentado à população, com a obra de “rearranjo do espaço público” do Bairro das Estacas. Uma vontade que aguarda apenas pela necessária delegação de competências por parte do Município de Lisboa.

Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa sublinhou o “notável trabalho” que tem sido feito em Lisboa na área dos mercados. Quanto ao Mercado Jardim, Fernando Medina destacou a “mobilização cívica” que permitiu que a requalificação do Mercado de Levante avançasse, no âmbito do Orçamento Participativo.

O autarca deixou ainda uma palavra à Junta de Freguesia de Alvalade e ao seu presidente, pela “determinação” com que assumiu a responsabilidade de construir o novo Mercado Jardim. Recorde-se que o projeto concretizado foi escolhido pela população, ao abrigo de um processo participativo promovido pela Junta de Freguesia.

Presente na inauguração esteve também a presidente da Associação dos Comerciantes dos Mercados de Lisboa, Luísa Carvalho, que manifestou o desejo de que o novo mercado “seja um sucesso” do qual “toda a população possa usufruir”.