Direitos Sociais 02/03/2018

Junta prestou homenagem a Armando Leandro

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, em parceria com a Associação Humanidades, uma conversa em torno do tema do acolhimento de crianças e jovens. Esta sessão constituiu também uma homenagem ao juiz conselheiro Armando Leandro, que presidiu durante mais de uma década à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

A abertura desta conversa coube ao presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, que transmitiu a todos os presentes a “honra” que constituía contar com a presença de “três pessoas muito relevantes para a nossa vida coletiva”: Armando Leandro, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Isabel Lopes, presidente da Associação Humanidades.

Na sua intervenção, André Caldas recuou a 2013, para dizer que antes mesmo da sua tomada de posse percebeu que Alvalade tinha “um tecido riquíssimo de instituições, já implementadas no terreno”. O problema, acrescentou, é que essas instituições da área social “pouco se conheciam e praticamente nada trabalhavam entre si”.

Uma realidade que o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade considera ser hoje muito diferente, graças ao trabalho realizado ao nível da Comissão Social de Freguesia, cuja criação permitiu “que as instituições começassem a dar respostas em conjunto e que construíssem laços de confiança”.

Agora, acrescentou André Caldas, é tempo de “construir o conjunto das políticas” na área social que permitam “dar respostas às necessidades identificadas no território”. Tudo, concluiu, em nome da “construção de uma comunidade mais solidária e mais inclusiva”.

Seguiu-se uma muito dinâmica e participada conversa em torno das “oportunidades e desafios” que se colocam a quem trabalha na área do acolhimento de crianças e jovens. A Isabel Lopes, Armando Leandro e Edmundo Martinho juntou-se Carla, uma jovem de 21 anos, que deu a conhecer o seu nem sempre fácil percurso de vida e o momento feliz em que se encontra hoje.

O encerramento da sessão coube ao vogal dos Direitos Sociais da Junta de Freguesia de Alvalade, José Borges. Na sua intervenção, o autarca deixou uma palavra especial a Armando Leandro. “Porventura todas as homenagens são singelas e poucas”, afirmou, constatando que “centenas de milhares de pessoas beneficiaram do seu trabalho”.