Espaço Público 08/03/2018

Junta apresenta à Câmara de Lisboa projetos urbanísticos prioritários para o seu território

Alvalade foi uma das freguesias em destaque na Reunião Pública Descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa que se realizou no dia 7 de março. O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade aproveitou a ocasião para apresentar ao município aqueles que considera serem os projetos urbanísticos prioritários para este território.

“A minha primeira prioridade sempre nestas reuniões é o Bairro São João de Brito. Sempre foi e enquanto não for concluído o loteamento não deixará seguramente de ser”, começou por afirmar o presidente da Junta de Freguesia. O desejo de André Caldas é que todo o bairro, incluindo a Rua das Mimosas, possa ser “finalmente integrado no tecido da cidade de Lisboa”.

Na sua intervenção, o autarca apresentou uma lista de projetos que gostaria de ver concretizados, através da celebração de contratos de delegação de competências com a Câmara Municipal de Lisboa. “Temos prioridades claras. Temos os projetos muito adiantados”, afirmou, manifestando a expetativa de que seja possível levá-los a bom porto até 2021.

Um desses projetos é a intervenção nos logradouros do Bairro das Estacas, cujo plano inicial foi desenvolvido (embora nunca tenha sido implementado na totalidade) por Gonçalo Ribeiro Telles.

A proposta da autarquia para o Bairro das Estacas, explicou André Caldas, tem como princípio o respeito pelo projeto original, “que na verdade nunca viu completamente a luz do dia”. Isso, acrescentou, não invalida que sejam introduzidas “algumas alterações, que são próprias da evolução dos estilos de vida contemporâneos”.

Também prioritária para a Junta de Freguesia de Alvalade é a requalificação dos logradouros do Bairro das Caixas. A ideia, adiantou o seu presidente, é criar-se “uma ligação transversal, que vai desde a Avenida do Brasil até às traseiras do Vá-Vá, de forma pedonal, devolvendo aquele espaço público à cidade e aos moradores”.

Da lista apresentada ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa e à vereação consta ainda a “continuidade da implementação das medidas de acalmia de tráfego” no Bairro de São Miguel. O objetivo, explicou André Caldas, é “proteger os residentes do bairro do trânsito de atravessamento, muito significativo”.

A autarquia quer também continuar a requalificação dos logradouros da Avenida dos Estados Unidos da América. “A que se fez foi um sucesso e tem que ser estendida aos restantes logradouros”, afirmou a esse respeito o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

A criação de dois novos parques caninos na freguesia – no Parque José Gomes Ferreira e na Avenida dos Estados Unidos da América – e o aumento da oferta de estacionamento junto ao Estádio 1.º de Maio são outras das prioridades elencadas por André Caldas.

“Estou muito de acordo com as prioridades que o presidente da junta aqui referiu relativamente ao futuro”, respondeu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Na sua intervenção, Fernando Medina destacou “a conclusão do Bairro São João de Brito” e a requalificação dos logradouros do Bairro das Estacas e da Avenida dos Estados Unidos da América.

“Acho que são prioridades certas, são prioridades corretas, que nós acompanharemos e que com probabilidade ganharemos até em fazer em delegação de competências com a Junta de Freguesia de Alvalade”, rematou Fernando Medina.

Antes, em resposta a uma munícipe que deixou várias perguntas sobre o Bairro São João de Brito, o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, deu a conhecer os mais recentes desenvolvimentos sobre este processo.

“Neste momento estão a ser elaborados os projetos de engenharia correspondentes aos arruamentos e estacionamentos, à rede de saneamento, de eletricidade, de abastecimento de águas, de combate a incêndios e telecomunicações, além da substituição dos candeeiros de iluminação pública”, descreveu às muitas dezenas de pessoas presentes na reunião descentralizada. Além disso, acrescentou o vereador, “está também a ser feito o projeto de arquitetura paisagística”.

Manuel Salgado adiantou que as obras a concretizar no Bairro São João de Brito têm um custo estimado de dois milhões de euros. A intenção do município é ter os projetos concluídos “até ao final de junho”, lançar a empreitada no mês seguinte e dar início à empreitada “no primeiro semestre de 2019”.