Limpeza do Espaço Público

Varredura

A limpeza do espaço público é desenvolvida pelo Serviço de Higiene Urbana através de diferentes técnicas e meios, escolhidos consoante as caraterísticas de cada ponto do território:

  • Varredura manual – executada com recurso a uma vassoura, uma pá e um carrinho de varredura;
  • Varredura mecânica – contempla a utilização de varredoras mecânicas e recurso a um soprador como complemento à atividade da varredora é frequente;
  • Varredura com aspirador – desenvolvida com recurso a um equipamento alimentado a energia elétrica, que permite realizar a limpeza do espaço público de forma silenciosa e não poluente. A autarquia dispõe de três aspiradores elétricos, fruto daquela que tem sido uma aposta continuada na sustentabilidade ambiental.

Deservagem

A atividade de deservagem do espaço público é desenvolvida de forma regular pelo Serviço de Higiene Urbana através do corte mecânico das ervas existentes, realizado com recurso a uma roçadoura elétrica, e da aplicação posterior de fitofarmacêuticos, que prolongam a ausência de infestantes

Em 2014 foi abandonada a utilização de glifosato, um produto com risco cancerígeno, e atualmente a Junta de Freguesia utiliza os únicos produtos existentes no mercado que permitem uma utilização segura, amiga do ambiente e eficaz: “Katoun Gold” e “Chikara”.

O produto de nome comercial “Katoun Gold” é um herbicida foliar não seletivo, de origem natural e de baixa perigosidade para o homem e ambiente, que atua estritamente por contacto, provocando a secagem natural das infestantes.

O produto de nome comercial “Chikara” é um herbicida com ação sistémica ascendente e descendente, sem classificação toxicológica, que é absorvido pelas folhas e raízes das infestantes provocando o seu perecimento. Não apresenta qualquer risco de lixiviação para as camadas mais profundas do solo, nem de contaminação dos lençóis freáticos.

A deservagem com fitofarmacêuticos é realizada de forma controlada, por aplicadores habilitados, de produtos autorizados para a utilização em zonas urbanas, zonas de lazer e vias de comunicação, sendo dada preferência aos que apresentem baixo risco para o homem e para o ambiente. É uma atividade facilmente identificável na via pública, uma vez que está bem sinalizada, e a sua segurança de utilização permite a utilização do espaço logo após a secagem do produto.

Lavagem de ruas, limpeza de sarjetas e sumidouros

Por motivos ambientais relacionados com o desperdício de água potável, desde 2017 que a Junta de Freguesia de Alvalade suspendeu as lavagens generalizadas das ruas. São desenvolvidas atividades de lavagem sempre que necessário e realizada a desobstrução de sarjetas e sumidouros. Estes últimos trabalhos são concretizados sempre que necessário, mas assumem especial relevância antes do período de chuvas, como forma de contribuir para um correto escoamento das águas pluviais.

Operações especiais de limpeza

A Junta de Freguesia de Alvalade, em conjugação com os serviços do Município de Lisboa, colabora, através do seu Serviço de Higiene Urbana, no apoio da limpeza de eventos que ocorrem na Freguesia, sensibilizando todas as partes envolvidas e planeando a limpeza durante e após os eventos.