Jardins e Parques

Os espaços verdes públicos desempenham um importante papel na sustentabilidade e organização da malha urbana, sendo essenciais para a qualidade de vida nas cidades.

Parque José Gomes Ferreira

O Parque José Gomes Ferreira, também conhecido como Mata de Alvalade, tem cerca de 11 hectares e dispõe de uma variada gama de fauna e flora, bem como dois parques de merendas (com mesas e bebedouro), um parque infantil, um circuito de manutenção, espaços de lazer e um quiosque com esplanada. Tem ligação interna à Quinta do Narigão.

O acesso é livre, sem encerramento.

Fauna e flora mais relevante do parque:

Aves – Gaio comum; Chapim azul; Pintassilgo; Chamariz; Gaio; Estrelinha de cabeça listrada; Pardal; Pisco de peito ruivo; Tordo ruivo comum; Melro preto; Toutinegra de cabeça preta.

Árvores – Pinheiro manso; Cedro do Buçaco; Sobreiro; Cipreste; Oliveira; Alfarrobeira; Choupo branco; Olaia.

Jardim Mário Soares

O jardim Mário Soares, no Campo Grande, é o maior espaço verde do centro de Lisboa. Tem elementos construídos ao longo de zonas de lazer, como bancos, estátuas e instalações artísticas.

Um dos seus espaços mais marcantes é o lago, localizado na zona norte do jardim, onde se pode alugar e dar um passeio nos barcos a remos. Na zona norte encontram-se também um restaurante, um café, campos de padel, um parque de merendas e um parque canino, especialmente construído para se poder levar os cães a brincar e praticar exercício. O edifício Caleidoscópio, que é tutelado pela Universidade de Lisboa, foi requalificado e integra um centro de estudo e um restaurante.

Na zona sul do jardim, encontram-se um lago mais pequeno, um parque infantil e um circuito de manutenção. Existe ainda um complexo desportivo, com piscinas.

O acesso ao jardim é livre, sem encerramento.

A gestão do jardim Mário Soares é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado

O Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado inclui várias zonas de estadia, uma área com equipamentos de fitness e uma zona de observação de aviões, na qual é possível admirar os aparelhos que se aproximam do Aeroporto Humberto Delgado. Este espaço verde tem entrada na Avenida do Brasil (entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Rua das Murtas) e permite a ligação à Alta de Lisboa.

Além disso, este espaço contempla um parque hortícola, cuja maioria dos talhões de cultivo foi entregue através de um concurso público promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade. Num dos 33 talhões de cultivo disponibilizados, foram instalados os viveiros da autarquia, que aí faz a sementeira e propagação e arbustos que permitirão colmatar a necessidade de replantações e retanchas nos espaços verdes da freguesia.

O Jardim e Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado pode ser visitado entre as 7 e as 21 horas, de março a outubro, e entre as 7 e as 18 horas durante o resto do ano.