Direitos Sociais 27/01/2023

Junta de Freguesia de Alvalade promove Ação de Sensibilização sobre Insuficiência Cardíaca

“Olhe pelo Coração. Vigie os sinais de Insuficiência Cardíaca” é a nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC).

Neste âmbito, a AADIC e a Junta de Freguesia de Alvalade vão realizar uma sessão de consciencialização para a prevenção e identificação dos sinais e sintomas da Insuficiência Cardíaca. Um evento que irá decorrer no dia 8 de fevereiro às 14h30, no auditório do Centro Cívico Edmundo Pedro, aberta a todos.

A Insuficiência Cardíaca é considerada uma doença silenciosa, que aumenta com o envelhecimento. Mais de 80% dos insuficientes cardíacos têm mais de 65 anos. É importante reconhecer os “sinais de alerta” dos sintomas de início e divulgar as suas causas e respetiva prevenção.

A Insuficiência Cardíaca, é um problema crescente de saúde pública. Cerca de 26 milhões de pessoas em todo o mundo tem Insuficiência Cardíaca. Em Portugal calcula-se que a prevalência seja de cerca de 4%, o que dá cerca de 400 mil doentes em Portugal. Este número é baseado num estudo efetuado há 20 anos, estando neste momento a decorrer um novo, o estudo PORTHOS da S. P. Cardiologia, que atualmente está a decorrer na área metropolitana de Lisboa (mês de janeiro na Amadora a que se seguirá Sete-Rios e Lumiar em fevereiro).