Espaço Público 26/01/2018

Proposta de requalificação da Rua José Lins do Rego apresentada à população

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, no dia 25 de janeiro, uma reunião pública com os residentes da Rua José Lins do Rego, para lhes apresentar as suas propostas para a requalificação do local e para ouvir as suas opiniões. O objetivo primordial desta intervenção é promover a melhoria das condições de circulação pedonal, sendo que a mesma permitirá também criar novos lugares de estacionamento para automóveis e motociclos, numa área em que a carência de lugares para residentes é uma realidade.

Esta reunião realizou-se na Associação de Moradores do Campo Grande e contou com a participação de mais de 30 pessoas. A apresentação do estudo prévio desenvolvido pela autarquia esteve a cargo de José Ferreira, vogal da Junta de Freguesia de Alvalade com o pelouro do Espaço Público, que após a apresentação respondeu às perguntas e dúvidas dos presentes.

A proposta apresentada procura responder àqueles que são “os problemas mais relevantes” identificados na Rua José Lins do Rego: a existência de veículos estacionados em cima do passeio, principalmente durante a noite, dificulta a circulação dos peões e contribui para a degradação do pavimento.

Tendo em vista a resolução desses problemas e a resposta às necessidades da população, a solução preconizada para o local contempla a criação de 20 novos lugares de estacionamento e de três bolsas para motociclos. As dimensões mínimas exigidas para os passeios serão respeitadas em todos os caos, sendo ultrapassadas na maioria deles.

Quanto ao espaço verde em redor do qual se faz a circulação automóvel, ele será requalificado, o que passará pela reposição dos caminhos de atravessamento e por uma intervenção ao nível das espécies arbustivas. Está também prevista a manutenção de todos os exemplares arbóreos existentes, estando contemplada uma avaliação fitossanitária prévia, desenvolvida pelo Instituto Superior de Agronomia.

Respondendo àquelas que foram algumas das preocupações manifestadas pelos presentes, a Junta de Freguesia manifestou abertura para promover a criação de novos lugares de estacionamento na Rua Afonso Lopes Vieira (num troço da rua em que a dimensão atual do passeio o permite), para consagrar a operações de cargas e descargas alguns lugares da Rua José Lins do Rego e para que seja revista a iluminação pública existente. Quanto ao estacionamento no local, ele deverá continuar a ser reservado a residentes, tal como defendeu a esmagadora maioria dos participantes nesta reunião pública.

A autarquia deixou ainda a garantia de que a requalificação dos logradouros do Bairro das Caixas é para prosseguir, sendo certo que este é um processo moroso e que não depende em exclusivo da Junta de Freguesia. Conforme foi recordado na ocasião, esses logradouros só passaram a integrar o Domínio Público Municipal em 2015, sendo que desde então já houve dois espaços intervencionados e devolvidos ao usufruto da população.

Veja aqui a Proposta Rua José Lins do Rego