Espaço Público 20/05/2021

Melhorar Alvalade é agora uma realidade!

MOBILIDADE PEDONAL E CICLÁVEL 

Alvalade aumentou substancialmente a qualidade e a quantidade de infraestruturas, consolidando no território a mobilidade suave. Entre uma melhoria da mobilidade pedonal e uma expansão da rede ciclável, foi possível aumentar a oferta de opções de deslocação, para quem vive, trabalha ou visita Alvalade.

Nos últimos quatro anos foram construídos cerca de 2.700m2 de novos passeios, dos quais 870m2 executados em materiais confortáveis, como betão poroso, e inseridos maioritariamente em espaços verdes e de lazer. Foram ainda requalificados mais de 4.500m2, com rebaixamentos junto às passadeiras e removidos mais de 100 objetos que prejudicavam a mobilidade pedonal, como floreiras, blocos de pedra, entre outros. No total, foram ainda protegidos de estacionamento selvagem mais de 12.600m2 de passeios, garantido segurança e qualidade para todos os que se deslocam a pé.

No que toca à rede ciclável, a recente requalificação da ciclovia da Avenida do Brasil e ainda a expansão desta rede em mais 3 quilómetros são os dois grandes destaques. As ruas Afonso Lopes Vieira, Fernando Pessoa, Luís Augusto Palmeirim, Marquesa de Alorna, José Duro, Alberto de Oliveira, Silva e Albuquerque e António Ramalho foram as contempladas, promovendo assim em zona habitacional uma redução da velocidade máxima para todos os veículos e procurando o equilíbrio e a partilha do espaço público por peões, ciclistas e automobilistas.

Na rede Gira, com a ativação da totalidade das estações na Cidade universitária até ao próximo mês de junho, Alvalade terá 23 estações com a onde os utilizadores podem encontrar esta rede de bicicletas partilhadas, serão 9 novas estações e um crescimento de perto de 65%. Temos mais de 90 novas bolsas para estacionamento de bicicletas.

Estatísticas

  • 2.732 metros quadrados de novos passeios (área líquida de introduções e reduções)
  • 874 m de passeios confortáveis (em betão poroso, inseridos maioritariamente em espaços verdes)
  • 4.546 m2 de passeios requalificados
  • 66 passeios rebaixados (33 passadeiras)
  • 101 objetos retirados da via pública (6 vitrines, 23 floreiras em betão, 65 blocos de pedra, 7 objetos diversos)
  • 12.695 m2 de áreas pedonais protegidas do estacionamento selvagem (cruzamento Avenida EUA/Avenida de Roma, Avenida do Brasil – 112 ao 132, Avenida do Brasil – 160 aos 174, Bairro das Estacas, logradouros Avenida EUA (lado poente e lado nascente), logradouro da Rua João Lúcio, passeios da Rua José Lins do Rego, Rua Fausto Guedes Teixeira, passeios Avenida Gago Coutinho, Rua Silva e Albuquerque)

·        Avenida Gago Coutinho – 6.220 m2

·        Rua Silva e Albuquerque – 600 m2

·        Cruzamento Avenida EUA/Avenida de Roma: 550 m2

·        Logradouros Avenida EUA: 720 + 880 m2

·        Avenida Brasil 112 ao 132: 595 m2

·        Avenida Brasil 160 aos 174: 60 m2

·        Bairro das Estacas: 150 m2

·        Logradouro da Rua João Lúcio: 520 m2

·        Rua Fausto Guedes Teixeira: 196 m2

·        Rua José Lins do Rego: 329 m2

·        locais diversos protegidos por 1043 pilares – 1.875 m2

  • Reabilitação de ciclovia da Avenida do Brasil – 1400 metros
  • Expansão da rede ciclável – crescimento de 3020 metros (Rua Afonso Lopes Vieira, Rua Fernando Pessoa, Rua Luís Augusto Palmeirim, Rua Marquesa de Alorna, Rua José Duro, rua Alberto de Oliveira, Rua Silva e Albuquerque e Rua António Ramalho)
  • Rede Gira (Crescimento de 64,3% )

·        outubro/2017: entrada em operação com 14 estações

·        2018: expansão para 15 estações

·        2019: expansão para 17 estações

·        2020: expansão para 19 estações

·        2021: expansão para 23 estações

*Algumas intervenções foram financiadas pela Câmara Municipal de Lisboa e executadas pela Junta de Freguesia de Alvalade


ESTACIONAMENTO

Já no que toca ao estacionamento, quer seja automóvel, de motociclos e até de bicicletas, Alvalade aumentou consideravelmente a capacidade de parqueamento ao longo dos últimos quatro anos. Neste mês de junho atingimos números muito positivos, que nos mostram que Alvalade tem agora:

+ 500 lugares para automóveis

+ 230 lugares para motociclos

+ 90 bolsas para bicicletas

Estas mudanças com que nos deparamos diariamente na freguesia ao longo dos últimos anos trazem melhorias consideráveis para a qualidade de vida de todos aqueles que por aqui habitam, trabalham, estudam ou nos visitam. Prova disso é também o facto de termos ativado na freguesia mais de 15 novas bolsas para residentes.

Alguns dos pontos que servem como exemplo destas intervenções são a Avenida do Brasil e a Rua Aprígio Mafra, assim como o Bairro de São Miguel, o Bairro das Estacas e envolvente, Ruas Silva e Albuquerque e António Ramalho e ainda, no Bairro das Caixas, as ruas António Patrício, Afonso Lopes Vieira, José Lins do Rego e António Pusich.

Este número vem ainda ser reforçado por uma obra há muito esperada: a construção de um parque subterrâneo, no Largo Frei Heitor Pinto, com capacidade esperada superior a 200 lugares.

Estatísticas

  • Aumento da oferta:

·        Automóvel + 500 lugares já disponíveis em junho/2021)

·        Motociclos + 230 lugares já disponíveis em junho/2021)

·        Bicicletas + 90 bolsas já disponíveis em junho/2021)

·        Lançamento do novo parque de estacionamento subterrâneo do Largo Frei Heitor Pinto (+ de 200 lugares)

  • Principais Intervenções:

Av. Brasil e Rua Aprígio Mafra

·        Automóvel + 109 lugares

·        Motociclos + 20 lugares

·        Bicicletas + 3 bolsas

 Zona Bilhete Diário (2€) de São Vicente de Paulo

·        Automóvel + 47 lugares

Bairro de São Miguel

·        Automóvel + 43 lugares

·        Motociclos + 32 lugares

·        Bicicletas + 2 bolsas

Bairro das Estacas e envolvente

·        Automóvel + 63 lugares

·        Motociclos + 30 lugares

·        Bicicletas + 3 bolsas

Bairro das Caixas: Rua António Patrício

·        Automóvel + 48 lugares

·        Motociclos + 16 lugares

·        Bicicletas + 2 bolsas

Bairro das Caixas: Rua Afonso Lopes Vieira, Rua José Lins do Rego e Rua António Pusich

·        Automóvel + 84 lugares

·        Motociclos + 24 lugares

·        Bicicletas + 8 bolsas

Rua Silva e Albuquerque e Rua António Ramalho

·        Automóvel + 101 lugares

·        Motociclos + 16 lugares

·        Bicicletas + 3 bolsas

Em Localizações diversas

·        Automóvel + 5 lugares

·        Motociclos + 92 lugares

·        Bicicletas + 69 bolsas

15 novas bolsas de residentes

·        Impasse da Rua Infante Dom Pedro

·        Rua Antero de Figueiredo

·        Rua Silva e Albuquerque (troço lateral ao estádio 1º de Maio)

·        Rua António Ramalho

·        Impasse da Rua Flores do Lima

·        Rua Mem de Sá (troço de tardoz)

·        Rua Nuno Ferrari

·        Rua Eng. Manuel da Roça (troço de tardoz)

·        Rua José Santa Camarão

·        Rua das Murtas (troço)

·        Impasse da Rua Marquesa de Alorna

·        Rua Marquesa de Alorna (troço a sul Avenida da Igreja)

·        Rua José d’Esaguy

·        Rua Acácio de Paiva (troço entre a Rua Luis Augusto Palmeirim e Avenida da Igreja)

·        Rua dr. João Soares

*Algumas intervenções foram financiadas pela Câmara Municipal de Lisboa e executadas pela Junta de Freguesia de Alvalade


HABITAÇÃO

Quanto à habitação, a Junta de Freguesia de Alvalade espelha o seu empenho com o início das obras de requalificação do Bairro São João de Brito, que após mais de 40 anos de luta, viu finalmente em março deste ano o sonho de todos os moradores tornar-se realidade. A obra tem um prazo de execução previsto de dois anos, e prevê a criação das normais infraestruturas públicas, idênticas às existentes no restante território da freguesia de Alvalade. Ao Bairro São João de Brito estão agora a chegar passeios, arruamentos, espaços verdes e equipamentos, assim como novas redes de saneamento, iluminação pública, eletricidade, água e telecomunicações.

O lançamento desta empreitada, assim como o seu arranque oficial, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e ainda do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, que se juntaram aos moradores num dia marcante para todos, algo que ficou reconhecido nas palavras da presidente da Associação de Moradores. “São praticamente 50 anos de lutas, conquistas, avanços e recuos. Ainda hoje a realidade se revela dura e, por isso, o dia de hoje é um dia histórico. Hoje acreditamos porque sabemos existir vontade política”, afirmou Maria de Fátima Agostinho, visivelmente emocionada, enquanto era aplaudida pelos autarcas.

Fernando Medina dirigiu-se depois aos moradores, elogiando a persistência que mantiveram ao longo destes anos, e deixando ainda uma mensagem para os representantes da Junta de Freguesia de Alvalade que com ele colaboraram.

“Agradeço a todos a paciência e confiança que tiveram no que estávamos a fazer. Vamos dar um passo muito importante. Este processo começou com André Caldas, como presidente da Junta, e manteve-se com José António Borges, que sempre nos disseram que o Bairro São João de Brito era uma prioridade e mantiveram à tona o tema, o que foi muito importante”, concluiu dando o mote para que o atual presidente da Junta de Freguesia de Alvalade recordasse o trabalho desenvolvido.

“O meu primeiro ato público enquanto presidente de Junta foi a assinatura das primeiras escrituras de alguns moradores aqui do Bairro”, recordou, concluindo com uma mensagem clara de apoio e alento para todos os moradores: “podem continuar a contar com a Junta de Freguesia de Alvalade naquilo que são as vossas lutas e aspirações para este Bairro. Um Bairro que ficará mais bonito e não envergonhará mais ninguém”.

Ainda na área da habitação há a destacar o início da operação de reabilitação urbana da Vila Afifense e a fase final do processo de regularização de loteamento e propriedade horizontal do Bairro da Boa Esperança. A tudo isto, junta-se naturalmente o programa Renda Acessível, da Câmara Municipal de Lisboa, com seis edifícios em Alvalade, num total de 178 fogos, situados na Avenida da República, Campo Grande e Avenida Estados Unidos da América.

Estatísticas

  •  Bairro São João de Brito (CML)

·        Loteamento e alienação dos lotes aos Moradores

·        Início das obras de Infraestruturas de loteamento, mobilidade e espaços verdes de enquadramento

  •  Bairro da Boa Esperança

·        Regularização

  •  Programa de Renda Acessível – 6 edifícios, 178 fogos (CML)

·        Avenida da Republica, 100 – 39 fogos

·        Avenida da Republica, 102 – 21 fogos

·        Avenida da Republica, 106 – 4 fogos

·        Campo Grande 6/Rua de Entrecampos, 57 – 26 fogos

·        Avenida EUA, 37 – 44 fogos

·        Avenida EUA, 39 – 44 fogos

  •  Início da Operação de Reabilitação Urbana da Vila Afifense

ESPAÇOS VERDES E DE LAZER

Na área de espaços verdes e lazer, a operação de plantação de 300 árvores no Parque José Gomes Ferreira, em 2018, deu o mote para aquilo que tem vindo a ser política regular da Junta de Freguesia de Alvalade no que toca à plantação de novos exemplares arbóreos e arbustivos, associada a todas as intervenções em espaço público que tem vindo a executar.

No total foram plantadas 307 novas árvores em espaço público e de lazer e milhares de exemplares arbustivos, que fazem Alvalade chegar a 2021 mais verde e equilibrada do ponto de vista ambiental.  Outra das preocupações tem vindo a ser a implementação de áreas permeáveis, que se verifica tanto em zona de estacionamento como em novas e requalificadas zonas de estadia e de lazer.

O jardim Mário Soares, no Campo Grande, as avenidas do Brasil e Estados Unidos da Améria, o jardim João Ribas, o logradouro das ruas João Lúcio e António Pusich, os jardins do Bairro das Estacas ou na Quinta dos Barros são alguns dos exemplos das intervenções de reabilitação dos espaços verdes de proximidade. Já a empreitada do Corredor Verde da Avenida Estados Unidos da América é um dos rostos desta nova cara da freguesia, valorizando a mobilidade pedonal através da requalificação de caminhos, com a implementação de pisos confortáveis, e ainda a requalificação e o aparecimento de novos parques infantis.

Nas zonas de lazer apareceram também áreas dedicadas aos animais, com dois novos parques caninos e ainda abrigos para gatos.

Alvalade está assim adaptada a todos os que por cá habitam, valorizando a sua presença no território e dando ainda espaço à participação pública através da implementação de um novo regulamento de Atribuição de Hortas e Pequenos Jardins Urbanos. Uma medida que vem permitir a prática da jardinagem e do cultivo em contexto urbano, enquadrando em regulamento a gestão dos quatro parques hortícolas já existentes, e abrindo a possibilidade da cedência de pequenos jardins urbanos.

Estatísticas

  • Reabilitação do lado sul do Jardim Mário Soares (CML) (Abril 2018)
  • Operação de Plantação de 300 árvores no Parque José Gomes Ferreira (Quinta do Narigão) (Março 2018)
  • Reabilitação logradouros do conjunto habitacional da Avenida do Brasil do nº 112 ao nº 132 (agosto 2018)

·        1 parque Infantil

·        Reabilitação de caminhos

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        27 novas arvores

·        10.291 novas arbustivas e herbáceas

  • Reabilitação Corredor Verde da Avenida Estados Unidos da América (nº 100 ao nº128, do nº 50 ao nº 82 e do nº 29 ao nº 35) (março 2021)

·        8 logradores com aproximadamente 20.000 m2 de área de intervenção

·        2 parques Infantis

·        1 Parque Canino

·        + 600 m2 de área permeável

·        Reabilitação de caminhos

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        35 novas arvores

·        6.300 nova arbustivas e herbáceas

  • Reabilitação dos jardins dos logradouros do Bairro das Estacas (setembro 2020)

·        1 parque Infantil

·        + 14% área permeável

·        Reabilitação de caminhos

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        8 novas arvores

·        10.000 novas arbustivas e herbáceas

  • Reabilitação da envolvente ao Pavilhão Municipal de Alvalade, na Quinta do Barros (junho/julho 2021)

·        1 parque Infantil

·        1 parque de fitness e jogos informais

·        Reabilitação de caminhos

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        12 novas arvores

·        2.000 novas arbustivas e herbáceas

  • Espaços verdes na envolvente da Rua Paul Harris, na Quinta dos Barros (junho/julho 2021)

·        1 Parque Canino

·        Reabilitação de caminhos

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        22 novas arvores

·        900 novas arbustivas e herbáceas

  • Jardim na Azinhaga das Teresinhas (à Avenida Gago Coutinho) do OP 2019 (Junho 2021)

·        Novo espaço verde

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        6 novas árvores

·        204 novas arbustivas e herbáceas

  • Reabilitação do Jardim João Ribas (envolvente à Biblioteca dos Coruchéus) (setembro 2018)

·        1 quiosque

·        1 parque infantil

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        500 novas arbustivas e herbáceas

  •  Logradouro Rua João Lúcio e Rua Antónia Pusich (Bairro das Caixas) (junho/julho 2021)

·        Novo espaço verde

·        1 Parque Infantil

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        74 novas arvores

·        1545 nova arbustivas e herbáceas

  •  Reabilitação do Jardim dos Moradores (junho/julho 2021)

·        Zona de convívio

·        Parque de fitness

·        Parque de Pequenos Jardins para moradores

·        Valorização da mobilidade pedonal

·        3 novas arvores

·        575 nova arbustivas e herbáceas

  • 120 árvores plantadas nas intervenções de espaço público

·        Largo da Rua António Patrício = 20

·        Largo da Rua Aprígio Mafra = 20

·        Rua Luís Augusto Palmeirim e Rua José Duro = 18

·        Rua Silva e Albuquerque = 29

·        Rua António Ramalho = 8

·        Rua Afonso Lopes Vieira = 1

·        Rua das Murtas (acesso) = 24

TOTAL de novas árvores = 307

  •  Novo Regulamento de Atribuição de Hortas e Pequenos Jardins Urbanos de Alvalade – permitindo a prática da jardinagem e do cultivo em contexto urbano, enquadrando em regulamento a gestão dos 4 parque hortícolas já existentes, e abrindo a possibilidade da cedência de pequenos jardins urbanos;
  •  Rede de Parques Caninos

·        Parque Canino do Jardim Mário Soares (Campo Grande)

·        Novo Parque Canino da avenida Estados Unidos da América (nº 29 a 35)

·        Novo Parque Canino da Quinta do Barros (junto à rua Paul Harris)

  •  Rede de Abrigos para Gatos

·        Vila Afifense/Moniz Barreto; Santa Joana Princesa/General Pimenta de Castro; Coruchéus/Rua Eduardo Vidal; Rua Marquesa de Alorna

·        Novo abrigo da Quinta dos Barros

*Algumas intervenções foram financiadas pela Câmara Municipal de Lisboa e executadas pela Junta de Freguesia de Alvalade


EQUIPAMENTOS

O desporto deve fazer parte de uma rotina saudável e, por esse motivo, a Junta de Freguesia de Alvalade tem vindo a implementar zonas de fitness e jogos informais em espaço público, mas também a valorizar os equipamentos desportivos existentes e a criar outros, como o skatepark da Rua Dom Pedro Cristo.

Ao longo dos últimos anos registam-se a requalificação do Complexo Desportivo de São João de Brito, bem como de campos de jogos, que têm ajudado a promover a prática regular de desporto federado e informal. Já no que toca à Educação, foram reabilitadas escolas básicas e jardins de infância, assim como valorizado o espaço da Biblioteca Manoel Chaves Caminha, com uma oferta de livros renovada e um espaço agradável para estudo e lazer.

Quanto aos equipamentos relacionados com serviços, que recebem diariamente centenas de fregueses, a preocupação manteve-se essencialmente na manutenção de serviços de qualidade e proximidade, com a inauguração do novo Mercado Jardim, assim como a adaptação do Mercado de Alvalade às necessidades encontradas.

Na saúde, destaque para a reabilitação do Quartel de Bombeiros Sapadores e ainda o apoio à abertura de uma nova Unidade de Saúde Familiar, onde a Junta de Freguesia criou duas novas salas para apoio, em particular ao processo de vacinação COVID19.

  • Desporto

·     Novo Campo de Jogos do Bairro das Murtas (Dezembro 2017)

·     Reabilitação do Complexo Desportivo Municipal São João de Brito (Janeiro 2019)

·     Novo Skatepark na Rua Dom Pedro Cristo

·     Reabilitação do Campo de Jogos da Avenida Estados Unidos da América

·      Reabilitação do Campo de Jogos dos Coruchéus

  • Educação

·      Reabilitação da EB1/JI Bairro de São Miguel (CML) (Setembro 2019)

·      Reabilitação da EB1/JI Dom Luis da Cunha (CML) (Setembro 2019)

·      Reabilitação da EB1 dos Coruchéus (CML) (novembro 2019)

  • Cultura e Lazer

·     Reabilitação da Biblioteca Manoel Chaves Caminha (Março 2019)

  • Biblioteca

·        Biblioteca jovem

·        Centro de Documentação Transparência e Integridade

·        Espaço Briosos Alvalade (Dezembro 2019)

  • Serviços

·     Novo Mercado Jardim no Bairro das Estacas (Outubro 2018)

·     Nova central fotovoltaica no Mercado de Alvalade (Junho 2021)

·     Expansão da rede de eco ilhas enterradas (Mercado de Alvalade, Mercado Jardim, Rua Carlos Mayer, Rua Francisco Franco, Rua Alfredo Cortês, Rua Aprígio Mafra)

·     Polo de Atendimento e Espaço Cidadão da Biblioteca Manoel Chaves Caminha (avenida Rio de Janeiro, 30) (Dezembro 2020)

·     Polo de Atendimento e Espaço Cidadão do Pavilhão Municipal de Alvalade (Quinta dos Barros) (Janeiro 2021)

·     Sede do Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada (Junho 2021)

·     Reabilitação do Quartel da 3ª Companhia do Regimento de Bombeiros Sapadores (em curso) (CML)

·     Adaptação de espaços de utilização geral a gabinetes médicos, Centro de Saúde Alvalade (Março 2021)

*Algumas intervenções foram financiadas pela Câmara Municipal de Lisboa e executadas pela Junta de Freguesia de Alvalade