Direitos Sociais 25/06/2021

Junta reabre inscrições e procura fornecedores de refeições em takeaway

A Junta de Freguesia de Alvalade, no âmbito de um Contrato de Delegação de Competências celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa, tem implementada no terreno mais uma medida de apoio à restauração, que surge no âmbito do Fundo de Emergência Social de Lisboa – Agregados Familiares (FES).

Esta medida visa a contratação de estabelecimentos de restauração da freguesia, ao longo de todos os fins-de-semana e feriados do ano de 2021, para o serviço de refeições em takeaway destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social, referenciadas pelas entidades competentes no âmbito do FES. Este é um apoio que tem vindo a ser proporcionado desde o início da pandemia e que era anteriormente assegurado na totalidade pelas instituições particulares de solidariedade social. Desta forma, o objetivo passa agora por canalizar parte desse valor para o sector da restauração de toda a cidade de Lisboa e, neste caso em particular, para a Freguesia de Alvalade.

Desta resposta alimentar têm beneficiado famílias em situação de desemprego, de precariedade laboral, de insuficiência ou ausência de rendimentos, bem como situações de isolamento profilático e quarentena. Com este regime extraordinário de apoio alimentar, com envolvimento dos estabelecimentos de restauração locais, pretende-se atenuar o impacto financeiro negativo da pandemia, que tem levado a quebras significativas neste sector, quer ao nível da procura, quer nas limitações inerentes à capacidade máxima dos estabelecimentos quando fora do período de confinamento geral.

A todos os estabelecimentos interessados, a Junta de Freguesia de Alvalade apela a que preencham a Ficha de Fornecedor Modelo e que a enviem por email para economia.inovacao@jf-alvalade.pt ou para acao.social@jf-alvalade.pt. Qualquer esclarecimento adicional pode ainda ser feito através dos seguintes contactos 211 369 925 e 218 428 370.