Espaço Público 04/12/2020

Freguesia de Alvalade eterniza Ribeiro Telles em mural de 40 metros

A Junta de Freguesia de Alvalade homenageou o arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles com a pintura de um mural, nos logradouros da zona poente da Avenida Estados Unidos da América.

A obra assinada pelo artista urbano Styler ficou concluída na tarde de ontem, num local de destaque e recentemente requalificado pela autarquia, no âmbito da empreitada do Corredor Verde da Avenida EUA. Uma intervenção focada na requalificação dos logradouros desta artéria, que são mais uma das marcas do professor Ribeiro Telles na cidade de Lisboa, e que albergam agora este mural de homenagem com 40 metros de comprimentos.

Ribeiro Telles era um artista, um ecologista, um homem de causas e inteligência única, considerado por muitos um homem à frente do seu tempo. O desafio de Styler era grande, mas o artista mostrou-se à altura, representando no local uma das obras de destaque de Ribeiro Telles, o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe valeu o Prémio Valmor, em 1975. Além desse pormenor, Styler destacou obviamente as paisagens, o verde e a Natureza, num trabalho executado em apenas 7 dias e onde usou cerca de 90 cores, pintadas a spray e tintas de rolo.

Recorde-se que Gonçalo Ribeiro Telles participou no projeto dos logradouros do Bairro das Estacas, construções feitas sobre pilotis, onde os jardins ganham um papel principal no seu contínuo do espaço. Alvalade tem ainda a marca do arquiteto no projeto dos jardins da Av. D. Rodrigo da Cunha, com espaços que se ligam entre si dando um contínuo que permite a apropriação ecológica em todos os espaços para as pessoas, que se redescobrem naquele jogo de luzes e sombras e naquela relação visual entre sítios, que nos indica ao fundo a Mata de Alvalade – Parque José Gomes Ferreira espaço, espaço também projetado pelo professor.