Direitos Sociais 22/03/2021

Estudo pretende traçar perfil e encontrar necessidades

No âmbito da parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, da qual as Juntas de Freguesia fazem parte na qualidade de elos de ligação para a identificação dos cuidadores informais,  está a ser realizado um  estudo sobre a realidade  de vida dos cuidadores informais da cidade de Lisboa. O estudo, intitulado “Perfil  dos Cuidadores  Informais  no Município de Lisboa”, tem o objetivo de caracterizar  e apresentar o perfil daqueles que cuidam  dos seus  familiares e ou pessoas significativas, levando a conhecer as suas necessidades, assim como informação relevante que poderá ser utilizada como um recurso para o desenvolvimento de intervenções, sustentando assim as melhores formas de promover políticas públicas de suporte  ao cuidador informal/familiar.

Este estudo assume a forma de questionário online, que pode consultar e preencher aqui, foi aprovado pela Comissão de  Ética da Saúde da ARS Lisboa e Vale do Tejo e conta ainda com os seguintes parceiros: ACES de Lisboa  Norte, Central e Ocidental e Oeiras, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Associação Nacional de Cuidadores Informais e a Fundação Aga Khan.

Quaisquer dados obtidos neste estudo serão anonimizados e armazenados de forma segura, de acordo com a proteção de dados da União Europeia. Os dados serão usados ​​apenas para fins de pesquisa.