Direitos Sociais 28/11/2019

Encontro promovido pela Comissão Social discutiu Acessibilidade em Alvalade

A Acessibilidade em Alvalade foi o tema em discussão no encontro promovido pela Comissão Social de Freguesia de Alvalade, no âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo das Acessibilidades. Este encontro contemplou a apresentação dos resultados de um questionário recentemente promovido sobre o tema e das principais dificuldades encontradas em quatro percursos realizados a pé na freguesia.

O Centro Cívico Edmundo Pedro foi o local escolhido para a realização desta iniciativa, a qual contou com os contributos de Diogo Martins, do Grupo de Trabalho para a Acessibilidade na Rede de Transportes Públicos de Lisboa, e de Maria João Frias, da Câmara Municipal de Lisboa, que apresentou o trabalho realizado pela Rede Social ao nível do Grupo da Deficiência.

A moderação esteve a cargo de Ruben Portinha, da Associação O Dom Maior. Já a apresentação do trabalho realizado pelo Grupo de Acessibilidades da Comissão Social de Freguesia de Alvalade foi realizada por José Bernardo e Madalena Antunes, no Núcleo Executivo da comissão.

Este encontro contou também com um momento em que vários intervenientes tiveram a oportunidade de partilhar os seus testemunhos reais, com base nas experiências que têm no dia a dia ao circular em Alvalade.

Relativamente aos percursos a pé pela freguesia, algumas das principais dificuldades encontradas prenderam-se com a necessidade de rebaixamento de passadeiras, com a existência de passadeiras junto a curvas e com a ausência de sinalização sonora junto a elas. Passeios com desníveis e obstáculos na via pública, como trotinetes e caixotes do lixo, foram também aspetos salientados pelos participantes nos percursos.

Quanto ao questionário que foi recentemente promovido sobre acessibilidades (tanto online como em papel), verificou-se que houve 321 pessoas a responder, das quais 203 residem na freguesia. Os principais resultados do questionário estão disponíveis aqui, juntamente com as principais conclusões dos percursos acima mencionados:

Alvalade Mais Acessível – Relatório Final

No final do encontro, foram entregues lembranças à Escola Superior Padre António Vieira e ao aluno Ricardo Martins, do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico, que desenvolveu o cartaz desta iniciativa.