Direitos Sociais 09/02/2022

CSFA recebe novos elementos e elege Núcleo Executivo em reunião plenária

A XIV Reunião Plenária da Comissão Social de Freguesia de Alvalade (CSFA) decorreu esta tarde no Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, que começou por apresentar o Executivo recentemente eleito, destacando a vogal responsável pelo pelouro dos Direitos Sociais, Paula de Carvalho, e enfatizando o compromisso que os eleitos assumiram relativamente a esta área de intervenção.

“Além das obrigações naturais, normais e essenciais, que fazem parte das competências e atribuições das Juntas de Freguesia, como forças políticas que somos temos projetos, iniciativas, compromissos e prioridades. E não é por acaso, nem acho que seja digno de grande mérito, que a nossa candidatura elegeu como prioridade, clara e evidente, as questões dos direitos e apoios sociais. Digo que não é merecedor de grande nota porque basta sermos cidadãos atentos para percebermos que a comunidade em que vivemos, e as questões que se colocam no século XXI, exigem que todos os responsáveis políticos tenham uma atenção especial e um cuidado sincero, franco e permanente sobre estas questões”, começou por dizer José Amaral Lopes.

Em representação do núcleo executivo da CSFA, a presidente do Conselho de Administração da Associação Humanidades, Isabel Lopes, passou de seguida à aprovação da ata da anterior reunião. O ponto seguinte antecedeu a votação, que aprovou por unanimidade a integração de duas novas entidades e um cidadão particular na CSFA. Coube assim à Diretora da Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade – Avenidas, da SCML, Vera Serras, a apresentação de cada um dos candidatos, tendo-lhes passado a palavra para apresentação do projeto e intenções.

Antes da votação final para a eleição do novo Núcleo Executivo foi a vez da diretora do Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira, Sónia Esperto, e do comandante da 18.º Esquadra do Campo Grande, José Cunha, fazerem um enquadramento da ação de cada um dos grupos de trabalho da CSFA, passando de seguida a palavra a um representante de cada um desses agrupamentos para que apresentassem o trabalho desenvolvido ao longo do último ano.

Por fim, passou-se assim à eleição do novo Núcleo Executivo, que segundo os estatutos é composto por dois elementos efetivos: a Junta de Freguesia de Alvalade e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Quanto aos restantes três elementos, foram propostos a votação a Casa Pia de Lisboa – CED Aurélio da Costa Ferreira, o Centro Paroquial São João de Brito e a 18.ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública.

Com os novos elementos já eleitos, coube ao presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, o encerramento da sessão, destacando o trabalho conjunto que será necessário ao longo dos próximos quatro anos.

“Terminar dizendo mais uma vez que foi com muito agrado que verifiquei que as preocupações que o Executivo da JFA tinha expresso no seu planeamento correspondem às necessidade que aqui foram expressas. A mim, pessoalmente, agrada-me muito, porque nas funções que exerço cabe-me acrescentar. Nós que estamos aqui durante um certo período de tempo, cabe-nos fazer mais. Nesse sentido, temos alguns projetos que vão depender da comunidade científica, nomeadamente na formação. Não vamos ser muito geniais, vamos ser sérios e empenhados. Vamos ter o esforço e empenho, aprender com os outros e peço assim a colaboração de todos. Espero reunir mais vezes porque a Junta de Freguesia à distância não vai ter capacidade de fazer mais. Nunca vamos substituir quem está no terreno, vamos apoiar.”