Junta de Freguesia 20/10/2017

Casa cheia para assistir à instalação dos órgãos da Freguesia

Realizou-se no dia 19 de outubro o ato de instalação dos órgãos da Freguesia de Alvalade para o mandato de 2017 a 2021, ao qual se seguiu a primeira sessão da Assembleia de Freguesia. O auditório da Junta de Freguesia de Alvalade localizado no Centro Cívico Edmundo Pedro foi o palco escolhido para a realização desta cerimónia, na qual marcaram presença mais de uma centena de pessoas.

A instalação dos órgãos da freguesia iniciou-se com um minuto de silêncio, durante o qual todos os presentes tiveram a oportunidade de manifestar a sua “consternação” e o seu “pesar” pelas vítimas dos incêndios que assolaram a região Centro de Portugal. A sessão prosseguiu com a verificação da identidade e legitimidade dos eleitos, com a eleição dos Vogais da Junta de Freguesia e com a eleição do Presidente e dos Secretários da Mesa da Assembleia de Freguesia.

Na ocasião Luí­s Nazaré, que foi reeleito Presidente da Mesa da Assembleia, deu conta da “honra” que representa para si desempenhar tais funções e manifestou a convicção de que “todas as forças polí­ticas saberão certamente, como sempre o souberam no passado, pôr à frente os interesses superiores de Alvalade, das suas populações e dos seus visitantes também”.

Às intervenções de Luís Nazaré, que terá José Alberto Reis e Joana Henriques Medeiro como Secretários da Mesa, seguiram-se os discursos dos eleitos das diferentes forças polí­ticas representadas na Assembleia de Freguesia de Alvalade. Afonso Moreira (Bloco de Esquerda), Ricardo Varela (CDU), Francisco Camacho (CDS), João Pessoa e Costa (PSD) e Ana Mafalda Oliveira Dias (PS) dirigiram-se à assistência, à  qual deram a conhecer aquelas que serão as suas prioridades para o mandato que agora se inicia.

A última intervenção coube a André Caldas, o qual foi reeleito Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade nas Eleições ocorridas a 1 de outubro de 2017. No seu discurso, o autarca anunciou que, à semelhança do que aconteceu no mandato anterior, as “responsabilidades executivas” serão partilhadas entre eleitos do PS e do PCP.

Em equipa vencedora não se mexe”, afirmou André Caldas, sublinhando que nos últimos quatro anos Alvalade voltou a ser “uma referência central na cidade de Lisboa”, “um modelo no plano cultural” e “uma referência no plano ambiental, no plano social, no plano da gestão do território, no plano da educação e no plano do desporto”.

Manifestando a convicção de que “hoje se vive melhor em Alvalade”, o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade elencou os “três vetores” que vão nortear a ação do executivo neste mandato: “direitos sociais, qualidade de vida e inovação”. “São linhas de ação essenciais para o desenvolvimento da freguesia”, concluiu André Caldas.