Alvalade 18/09/2020

Alvalade recebe adesão da Gebalis ao Projeto Radar

O Centro Cívico Edmundo Pedro serviu na tarde de ontem de palco à assinatura de uma carta de compromisso entre a Gebalis e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para a implementação do Projeto Radar no âmbito do programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”.

A empresa municipal de gestão social, patrimonial e financeira dos bairros municipais, compromete-se assim a trabalhar na implementação do Projeto Radar na cidade, colaborando com os demais parceiros do programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, no sentido de colocar todos os meios ao dispor para que sejam localizadas e identificadas pessoas com mais de 65 anos de idade, que se encontrem a viver sozinhas ou acompanhadas por outras pessoas do mesmo escalão etário e que não beneficiem de qualquer tipo de apoio e sejam, por isso, desconhecidas por qualquer instituição de Apoio Social ou outro.

A Gebalis passa assim a juntar-se às Juntas de Freguesia, parceiros base deste projeto, de forma a agilizar a sinalização e a efetiva resposta a dar a cada situação identificada. Para este fim, os vários parceiros do Projeto Radar utilizam a plataforma digital implementada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde a Junta de Freguesia de Alvalade foi pioneira, sendo a primeira autarquia da cidade a aderir a esta tecnologia de facilitação do trabalho de identificação de pessoas com mais de 65 anos que se enquadrem no perfil acima mencionado.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, marcou presença nesta sessão de assinatura do protocolo, tendo começado por dar as boas-vindas aos presentes e ainda por fazer um enquadramento da implementação deste Projeto na freguesia e do papel da autarquia no âmbito das várias parcerias. O autarca passou depois a palavra ao administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, e à vogal do Conselho de Administração da Gebalis, Maria Helena Correia, que enquadraram os presentes acerca dos objetivos de ambas as entidades relativamente a esta parceria.

Antes da assinatura da carta de compromisso, tiveram ainda a palavra os vereadores dos Direitos Sociais e da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Grilo e Paula Marques, respetivamente. A sessão terminou com o visionamento de um vídeo de sensibilização para a utilização de máscara e adoção de medidas de higiene e etiqueta respiratória no âmbito da Covid-19, um formato digital que vai ser difundido pelos bairros de Alvalade em iniciativas futuras do Grupo de Segurança da freguesia.