Espaço Público 11/01/2019

Removidos ninhos de processionária do pinheiro do espaço público

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, nos últimos dias, a retirada e destruição de meia centena de ninhos de processionária do pinheiro. Este trabalho acontece na sequência da concretização, em 2018, de vários métodos preventivos de controlo desta praga.

Os ninhos removidos foram localizados no âmbito do trabalho de monitorização desenvolvido em permanência pela autarquia. O Parque José Gomes Ferreira, as ruas Fernando Pessoa, Branca de Gonta Colaço, Alberto de Oliveira, D. Pedro Cristo e a Avenida dos EUA foram as artérias abrangidas por esta operação.

Em 2018, a Junta de Freguesia promoveu a colocação numa série de árvores de armadilhas iscadas com feromonas, método que ao permitir a captura das borboletas macho impede o acasalamento da espécie. A autarquia concretizou também a injeção, nalguns exemplares arbóreos, de um produto composto por uma solução nutritiva (que aumenta o vigor e a capacidade de defesa do exemplar) e por uma pequena percentagem de uma substância que atua sobre a praga.

A processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) é um inseto desfolhador de pinheiros e cedros, o qual se desloca em fila, como numa procissão. Os procedimentos de combate a esta praga, os quais são colocados em prática por pessoal devidamente habilitado, incluem tratamentos microbiológicos, destruição de lagartas e de ninhos, captura de lagartas e colocação de ninhos para chapins, aves cuja dieta inclui a processionária do pinheiro.

Se detetar a presença de processionárias do pinheiro ou de ninhos no espaço público evite qualquer tipo de contacto, dado que esta espécie apresenta riscos para a saúde de pessoas e animais, e avise a Junta de Freguesia de Alvalade.