Cultura 24/09/2018

Músico João Ribas homenageado em Alvalade

A memória de João Ribas permanece bem viva em Alvalade, freguesia em que foi homenageado com a inauguração de um mural em sua honra. Esta homenagem, na qual estiveram presentes dezenas de admiradores do músico, realizou-se no Jardim dos Coruchéus, espaço que tinha uma importância central na vida do artista e que foi muito recentemente requalificado pela Junta de Freguesia de Alvalade.

Na cerimónia de inauguração do mural, da autoria de João Morais, a irmã do homenageado lembrou o “profundo orgulho” que João Ribas tinha pelo seu bairro, ao qual chamava “a capital da capital”. Nas palavras de Isabel Ribas, o Jardim dos Coruchéus era “uma extensão da sua casa”, que acabou por se tornar também “um local emblemático da cena punk dos anos 80”.

“É um lugar muito especial, cheio de afetos e de memórias”, resumiu Isabel Ribas, manifestando o desejo de que muito em breve o jardim na Rua Alberto de Oliveira possa receber o nome do seu irmão. É também essa a vontade da Junta de Freguesia, cujo presidente, José António Borges, sublinhou a importância de se prestar homenagem àqueles que contribuíram para a construção de Alvalade, naquele que é o seu “espírito”.

Presente esteve também a vereadora da Cultura e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, que elogiou esta “magnífica iniciativa” da Junta de Freguesia. Para a autarca, são momentos como esta homenagem a João Ribas, “nome inconfundível e fundamental do rock em português”, que “fazem a vida de uma cidade”.

Localizado na Rua Alberto de Oliveira, o Jardim dos Coruchéus foi requalificado pela Junta de Freguesia. Vale a pena passar por lá, para descobrir o parque infantil e os novos percursos pedonais e áreas verdes. Muito em breve, deverá começar a funcionar o quiosque instalado no local.