• Este evento já decorreu.

Teatro | Oficinas para Crianças | Apresentação Final Ano Letivo 2021/2022

04/06/2022-10:00 - 13:00

« Todos os Eventos

A apresentação final das várias turmas das Oficinas de Teatro da Junta de Freguesia de Alvalade tem início no dia 4 de junho, pelas 10H00, com a apresentação dos alunos do 5.º ao 9.º ano, no Centro Cívico Edmundo Pedro, e dos alunos do 3.º e 4.º ano, na Escola Secundária Rainha D. Leonor.

A professora Teresa Machado acompanha os alunos do 5.º ao 9.º ano, que vão apresentar a peça “No More Heroes”, uma pequena demonstração do trabalho levado a cabo ao longo deste ano letivo composta por cinco apresentações, com textos variados, entre poesia, peças de autores de teatro infantil e textos escritos pelos alunos e a professora Teresa Machado durante o decorrer das oficinas em contexto de pandemia. Recorre-se a elementos estéticos variados e multidisciplinares e uma dramaturgia fragmentada, onde cada um terá a sua voz e corpo.

A primeira apresentação, Lisboa, a partir do universo do poeta Al Berto, será representada pelo grupo de adolescentes. Estes bravos adolescentes aventuram-se no campo da poesia e dão voz a Al Berto, um ser melancólico carregado de imagens e sentidos.

O segundo grupo, mais jovem, dividir-se-á em três pequenas apresentações a partir de textos de autores de teatro infantil escolhidos e selecionados pelos próprios, são eles “O Príncipe de Nabo de Ilse Losa”, uma cena das famosas Lições do Tonecas, escrito por José de Oliveira Cosme, e “A História de um Papagaio”, inserido no Livro Teatro às Três Pancadas de António Torrado.

Por fim, teremos a apresentação do texto original A Ilha Tristan escrito durante os meses de confinamento. As Oficinas de Teatro mantiveram-se em formato online durante toda a pandemia e nesse processo foi elaborado por todos este texto original.

Já a professora Marisa Pereira, acompanha os alunos de 3.º e 4.º ano, numa apresentação que acontece pelas 10H00 no Auditório da Escola Secundária Rainha D. Leonor.

Este projeto da Junta de Freguesia de Alvalade visa democratizar e permitir à comunidade aceder à experiência do fazer teatro. O teatro e as artes performativas em contexto pedagógico visam promover a capacidade de pensar o nosso eu, em primeiro e posteriormente a nossa relação com o mundo e a sociedade. É um lugar de expressão e desenvolvimento das competências da criatividade, autonomia do pensamento, comunicação e acima de tudo um espaço de interações humanas e diversão.

Data:
04/06/2022