• Este evento já decorreu.

Cinema | Alvalade Cineclube | “Volta à Terra”, de João Pedro Plácido

28/04/2022-21:00 - 23:00

« Todos os Eventos

O Alvalade Cineclube procurou um espaço que lhe permitisse oferecer aos espectadores uma experiência cinematográfica única e encontrou-o na Universidade Lusófona, na Sala de Cinema Fernando Lopes, onde têm agora lugar todas as sessões. Um excelente substituto do Centro Cívico Edmundo Pedro, que permite ainda assim à Junta de Freguesia de Alvalade  continuar a apoiar este projeto, através de um contrato-programa celebrado entre ambas as partes. Abril encerra com a projeção de “Volta à Terra”, um documentário de João Pedro Plácido.

Uz é uma pequena aldeia minhota de casas em pedra e onde ainda se podem ver construções cobertas com telhados de colmo. Depois de quase toda a população ter emigrado, restaram apenas 49 habitantes, que ainda hoje subsistem da agricultura e da pastorícia. Entre a recordação do passado e a esperança no futuro, este filme-documento mostra como seguem as vidas destas pessoas durante as quatro estações de um ano. Entre os habitantes de Uz encontramos António, um emigrante que realizou o sonho de voltar às origens e que se dedica a preparar a festa da aldeia para o Verão, e Daniel, um pastor que anseia encontrar o amor da sua vida.
Com realização de João Pedro Plácido, segundo um argumento seu em parceria com Laurence Ferreira Barbosa, um filme que homenageia a aldeia dos avós de Plácido e onde se celebra aquilo que considera ser “a simbiose do Homem com a Natureza”. O filme recebeu o Prémio Liscont e o Prémio Escolas/IADE para Melhor Longa-Metragem da Competição Portuguesa no Doclisboa’14, e já passou pelo Visions du Réel (Suíça) e Trento IFF (Itália), onde venceu a Gentiana de Prata para Melhor Contribuição Técnica e Artística. (in PÚBLICO, CINECARTAZ).

Público: Maiores de 14
Género: Documentário
Cor
Ano: 2014

Elenco: António Guimarães, Daniel Xavier Pereira, Daniela Barroso, Uzenses

Argumento: · João Pedro Plácido · Laurence Ferreira Barbosa
Co-Produtor: · Nora Philippe · Joëlle Bertossa
Correção de Cor: · Paulo Américo
Imagem: · João Pedro Plácido
Mistura de Som: · Denis Séchaud
Montagem: · Pedro Marques
Montagem de Som: · Hugo Leitão
Produção: · Les Films de L’Air · Close Up Films · O Som e a Fúria
Realização: · João Pedro Plácido

BILHETES
O preço normal dos bilhetes é 2€. Sócios do Cineclube têm 50% de desconto no bilhete e podem levar 1 amigo que paga também o preço de sócio. O pagamento tem de ser efetuado em dinheiro.

Sessão marcada para as 21H00

Mais info |  alvaladecineclube@gmail.comhttps://alvaladecineclube.pt/