A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação dos Livros “O Nosso Olhar no Mundo” e “A Arte de Fotografar a P&B” Vol.8

Abril 9-15:00 - 17:00

« Todos os Eventos

A editora GOD Publishing apresenta no próximo dia 9 de abril, pelas 15H00, no Centro Cívico Edmundo Pedro, os livros “O Nosso Olhar no Mundo 8” e “A Arte de Fotografar a P&B 8”.

No livro “A Arte de Fotografar a Preto e Branco”, 15 fotógrafos revelam as suas obras mostrando o quanto rica é esta arte. Há fotografia de pessoas, paisagens, lugares, momentos, cidades, registadas de forma tão diversa e criativa, transformando este livro numa viagem guiada pelo olhar único de cada fotógrafo.

Já no livro “O Nosso Olhar no Mundo” junta-se um grupo heterogéneo em género, geração, local de residência, background fotográfico, áreas de preferência dentro da fotografia e, claro, diferentes histórias de vida. Cada fotografia que carrega todas estas diferenças, estas histórias, que geram uma peça única, uma visão única.

Sinopse “A Arte de Fotografar P&B 8”

No livro “A Arte de Fotografar P&B 8”, encontramos a fotografia a preto e branco que, para muitos de nós nos transporta à infância, às memórias de um passado distante, aos pais, aos avós, às viagens de Domingo, o ir fazer um retrato, a tantos momentos especiais e irrepetíveis da nossa vida. Existe uma relação muito forte, especial, e muito emocional com a fotografia a preto e branco.

Os baús de memórias estão repletos de fotografias a preto e branco, carregadas de emoções, onde o tempo parou, retornando-nos àquilo que já fomos e aos momentos que vivemos. Mas a fotografia a preto e branco é muito mais do que isso. Sim, a fotografia a preto e branco é uma Arte!  Uma Arte que têm muitos, mas muitos fotógrafos, que fizeram obras únicas de expressão visual dos sentimentos mais profundos. Ansel Adams, Eduard Weston, Vivian Maier, Henry Cartier Bresson, Sebastião Salgado, Artur Pastor, Augusto Cabrita, Eduardo Gageiro, Alfredo Cunha, Gabriel Brau e tantos outros.

Esta arte tem expressão máxima utilizando a luz, as sombras, as formas, as texturas, os contrastes, as diversas tonalidades de cinza.  No preto e branco a fotografia fica mais intensa, mais direta, menos distrativa com a cor, revestindo-se de um maior dramatismo! Também o retrato a preto e branco assume singularidade e concentração na mensagem que o torna único e intemporal. Tão fortes e verdadeiros são os retratos de pessoas a preto e branco com as suas rugas, marcas do tempo e de uma vida repleta de histórias e emoções.

Toda esta linguagem visual junta-se, criando obras únicas de impacto emocional e sensitivo que só a fotografia a preto e branco consegue e em tantas áreas diferentes como paisagem, retrato, fotografia de rua, fotojornalismo e muitos mais. Não existe qualquer concorrência entre a fotografia preto e branco e a fotografia a cores. São expressões diferentes da mesma arte que é a fotografia, têm propósitos diferentes.

Sinopse “O Nosso Olhar no Mundo 8”

Junta um coletivo de 15 fotógrafos que tiveram a honra de ser convidados por José Godinho para criar este novo volume da série “O Nosso Olhar no Mundo”, da editora GOD Publishing. Uma editora que prima pela qualidade e cuidado que aplica nas suas publicações, dignificando a arte da fotografia e assumindo a importante missão da sua divulgação.

José Godinho juntou este grupo de fotógrafos para dar mais uma visão do Mundo. Afinal a melhor visão do mundo não é aquela que mostra o maior número de ângulos e perspetivas? Neste livro junta-se um grupo heterogéneo em género, geração, local de residência, background fotográfico, áreas de preferência dentro da fotografia e, claro, diferentes histórias de vida. Cada fotografia que carrega todas estas diferenças, estas histórias, que geram uma peça única, uma visão única. E a junção de todas estas peças, estas visões, está agora disponível, materializada neste livro que é um convite para viajarem pelo “Nosso Mundo”!

(Sinopses gentilmente cedidas pela editora e redigidas pelos fotógrafos José Valverde e Carmo Almeida)

 

 

 

Detalhes

Data:
Abril 9
Hora:
15:00 - 17:00

Local

Centro Cívico Edmundo Pedro
Rua Conde de Arnoso, 5-B
Lisboa, 1700-112
+ Mapa do Google